Acidente de carro fez Tite ter trauma de disputa de pênaltis; entenda
Classificação e Jogos
A definição da disputa entre Brasil e Croácia foi para os pênaltis, e o resultado foi negativo. Os croatas venceram por 4 a 2 na marca da cal. A tragédia nacional remete a um trauma pessoal do técnico da seleção brasileira. "O Tite não lida com pênaltis". A frase é de Cléber Xavier, auxiliar do atual técnico, revela uma questão que assola o companheiro de profissão há mais de 20 anos.
A declaração faz parte do terceiro episódio do documentário "Tudo ou Nada", da Amazon Prime Video, ao abordar a disputa nas penalidades entre a seleção pentacampeã e o Paraguai, nas quartas de final da Copa América 2019 — o Brasil conquistou a vitória.
O trauma foi detalhado pelo próprio Tite e envolve um acidente de carro ocorrido horas depois de um jogo do então meio-campista do Guarani há três décadas.
"Eu sou traumatizado porque perdi um Campeonato Brasileiro nas penalidades máximas enquanto atleta: em 1987, durante um Guarani e São Paulo", iniciou ele.
Na ocasião, as equipes paulistas jogavam na final da edição de 1986 do torneio e, depois de um 3 a 3 já entre tempo regulamentar e prorrogação, a disputa acabou nos pênaltis. O ex-atacante João Paulo desperdiçou seu chute e acabou facilitando a vitória da equipe do Morumbi.
"Nós perdemos. O João Paulo perdeu o pênalti e o São Paulo foi campeão mesmo a gente tendo feito uma campanha melhor. [O São Paulo] era um grande time, mas nós também éramos e acabamos perdendo", prosseguiu Tite, antes de detalhar o drama.
O impacto da derrota foi tão grande que, horas depois daquela final, disputada em Campinas, o então meio-campista tomou uma decisão que quase o matou.
"Eu não conseguia dormir e falei pra Rose [sua esposa]: 'Vamos embora, eu não consigo dormir'. A gente saiu 5h de casa em Campinas. Peguei o carro e fui a Caxias [do Sul]. No meio do caminho, girei o carro, derrapei e a gente desceu um barranco... a gente quase...", falou ele, emocionado.
"Poderia ter sido um acidente e eu ter perdido a minha vida — e a dela — em função daquele momento. Eu fiquei com trauma daquilo muito forte. Querendo ou não, em outros momentos, na grande maioria das penalidades, eu não tinha tido sucesso, nós ganhamos um Campeonato Paulista numa semifinal assim e não lembro de outras decisões que tivesse vencido", completou Tite.
Por fim, o treinador voltou a falar sobre a disputa contra os paraguaios e admitiu que a lista de batedores feita por Cléber foi ratificada rapidamente.
Brasil perde chance de aniquilar trauma
O medo de Tite se tornou realidade para a seleção. O Brasil passou por disputa de pênaltis nas quartas de final da Copa do Mundo, contra a Croácia, e foi eliminado.
Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças pela seleção brasileira. A Croácia converteu as quatro penalidades que bateu. Tite saiu do gramado logo após o término da disputa.
O jogo representou o fim da 'Era Tite' na seleção brasileira. O treinador já havia decretado que o Mundial seria a última competição dele no comando do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.