Eles quase ganharam Copa, mas não existem mais como países
Classificação e Jogos
A primeira Copa do Mundo Fifa aconteceu em 1930, no Uruguai, e muita coisa nesse período mudou — não apenas no contexto esportivo. Algumas das nações que participaram da competição já não existem mais, por razões geopolíticas.
Entre elas a Iugoslávia, que foi dissolvida no início dos anos 1990. Teve também o caso da República do Zaire, que voltou a se chamar República Democrática do Congo, mas, antes, fez uma participação na Copa de 1974.
Até mesmo um dos países que já sediaram o campeonato da Fifa não existe mais. A Alemanha Ocidental se reunificou com a Oriental com a queda do muro de Berlim, criando esse fato inusitado.
Veja, abaixo, a lista de países e um pouco da história de cada um deles na Copa e no mundo:
Iugoslávia
A Iugoslávia foi uma das mais tradicionais seleções a participar da Copa do Mundo. Ao todo, disputou nove edições do principal campeonato de futebol do mundo. Formado após o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918, reunia diferentes povos, como eslovenos, croatas e sérvios.
Os melhores desempenhos da seleção iugoslava no Mundial foram em 1930 e 1962, quando chegou em 4º lugar em ambas edições.
Inclusive, no dia 14 de julho de 1930, a Iugoslávia venceu a partida contra o Brasil, por 2 x 1. Três dias depois, a seleção goleou a Bolívia, por 4 x 0. O Brasil voltou a enfrentar a Iugoslávia em 1950 e, desta vez, a vitória ficou com os brasileiros, numa partida que terminou 2 x 0.
O último jogo da seleção da Iugoslávia na Copa do Mundo foi em 29 de junho de 1998, no Estádio de Toulouse, na França, contra a Holanda, uma derrota por 2 a 1.
Em 2003, a Iugoslávia deixou de existir e foi dividia em cinco países: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Sérvia e Montenegro e Eslovénia. Mais tarde, tanto Sérvia quanto Montenegro se tornaram independentes.
Tchecoslováquia
Outro país muito tradicional na história das Copas é a Tchecoslováquia. Esteve presente em oito edições da competição. Localizada na região central da Europa, a nação também foi criada após o fim da Primeira Guerra Mundial e colapsou em 1992, dando origem à Tchéquia (antiga República Tcheca) e à Eslováquia.
Na Copa do Mundo, o país foi muito bem, sendo vice-campeão em 1934 (perdeu para a Itália) e 1962 (derrota para o Brasil). Após a dissolução do país, as duas novas nações foram à Copa do Mundo uma vez cada. A República Tcheca caiu na fase de grupos em 2006, enquanto a Eslováquia foi eliminada nas oitavas em 2010.
Índias Orientais Holandesas
Até 1949, a Indonésia era uma colônia da Holanda e levava o nome de Índias Orientais Holandesas. Na verdade, o território era uma junção de várias pequenas companhias de comércio de cidades holandesas e foi fundado pela Companhia Neerlandesa das Índias Orientais.
Neste período, em 1938, o país fez a sua única participação na Copa do Mundo, que foi sediada na França. Esta foi também a estreia de uma seleção asiática no mundial.
A competição para as Índias Orientais Holandesas, no entanto, não durou muito. A seleção participou de um único jogo, contra a Hungria, e perdeu por 6 x 0. Tirando essa única vez, quando ainda era colônia, a seleção da Indonésia não voltou a disputar a Copa do Mundo.
União Soviética
A União Soviética participou da Copa do Mundo sete vezes: em 1958, 1962, 1966, 1970, 1982, 1986 e 1990. O melhor resultado da seleção foi em 1966, na Inglaterra, quando conquistou o 4º lugar.
Em 1958, o Brasil enfrentou a União Soviética pela primeira vez no mundial. O placar fechou em 2 x 0, com vitória brasileira. Os dois times voltaram a se encontrar na competição em 1982, na Copa do Mundo da Espanha. Mais uma vez, o Brasil ganhou, e o jogo acabou em 2 x 1.
Quando o país foi desmembrado, no fim de 1991, 15 países surgiram. Destes, apenas dois mantêm relativa tradição no esporte: Rússia e Ucrânia, curiosamente os países envolvidos em um conflito bélico que retirou a primeira do evento e dificultou a tentativa de vaga da segunda.
Alemanha Oriental
Antes da Alemanha que conhecemos, o país era dividido em dois, no período da Guerra Fria. A parte mais "fraca" futebolísticamente era a Alemanha Oriental, que participou de apenas uma Copa do Mundo, a de 1974, na vizinha Ocidental.
Inclusive, as duas seleções jogaram nesta edição, com vitória da Oriental por 1 a 0. Para sorte da Ocidental, eles conseguiram se recuperar da derrota e vencer a Copa daquele ano. Os dois viraram um só com a queda do muro de Berlim, em 1989.
Zaire
Entre 27 de outubro de 1971 e 17 de maio de 1997, a República Democrática do Congo adotou o nome de República do Zaire, escolhido após o golpe militar coordenado pelo líder do exército Mobutu Sese Seko, que tomou o poder e proclamou um novo Estado.
Na edição de 1974, na Copa que ocorreu na também extinta Alemanha Ocidental, o país fez sua única aparição.
Foram três derrotas, com direito a um 9 a 0 para a Iugoslávia e um 3 a 0 para o Brasil. Aliás, o jogo com a seleção canarinho é cercado de história: os jogadores haviam sido ameaçados pelo ditador do Zaire de morte se perdessem de quatro gols de diferença para o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.