'Minha vida foi um horror': por que brasileiros odeiam técnico da Holanda
Classificação e Jogos
Técnico da Holanda, Louis van Gaal, de 71 anos, é um dos mais experientes da Copa do Mundo 2022. Ex-jogador, ele é famoso pelo temperamento difícil e, ao longo da carreira, empilha problemas com jogadores brasileiros. Alguns chegam a odiar o ex-meia que comanda a seleção europeia hoje (9), nas quartas de final, contra a Argentina.
E por quê? De modo geral, Van Gaal é considerado um técnico que prioriza o jogo coletivo e, por isso, historicamente, confronta craques em prol da disciplina tática do time.
Essa característica já fez o treinador criticar Messi e Neymar em uma entrevista em 2019. "Gosto de Messi e Neymar como jogadores individuais, não como atletas de equipe. Eu acredito no jogo coletivo, não há nada mais importante que o jogador coletivo", disse o técnico.
A seguir, veja brasileiros que já disseram publicamente que não gostam ou pelo menos tiveram atritos com Louis van Gaal.
Giovanni
Ele é o Hitler dos jogadores brasileiros. É arrogante, orgulhoso, tem problemas. E não tem a menor ideia sobre futebol. Ele é louco. Minha vida com ele foi um horror."
Giovanni, à ESPN
Uma das brigas mais famosas de Louis van Gaal com brasileiros foi com Giovanni, no Barcelona. Uma vez, o técnico exigiu que o meia viajasse com o time até Tenerife para uma partida do Campeonato Espanhol. Chegando lá, no entanto, o Messias foi avisado de que não jogaria e ficou pistola.
Rivaldo
Van Gaal também brigou com Rivaldo no Barcelona, em 1999, quando o brasileiro foi eleito o melhor jogador do mundo. O holandês insistiu para que o craque atuasse pela ponta, mas o canhoto bateu o pé, querendo jogar centralizado.
"Ele não é um mau treinador, é um bom treinador, que tem uma história bonita. Mas quando vê que o jogador tem muito talento, ele tenta tirar aquele talento e dividir para o grupo", disse Rivaldo no podcast "Rivaldo Confidencial".
Para a ESPN, em uma entrevista de 2011, Rivaldo disse também que o treinador brigou com ele por causa de 20 segundos de atraso. "Até mostrou o relógio", disse.
Rafinha
Comentarista pontual da Globo na Copa, Rafinha, atualmente no São Paulo, criticou Van Gaal durante uma transmissão ao vivo do Mundial no Qatar. "Não gosto do Van Gaal, não. Ele também não gosta de mim. Na minha casa ele não janta nunca", afirmou.
"Nós nunca tivemos problemas, pois nunca o conheci pessoalmente, mas, na época, ele vetou minha ida para o Bayern de Munique, em 2010. Tive que esperar ele sair do Bayern para eu ser contratado. Ele não gosta muito de brasileiro."
Lúcio
Se Rafinha teve de esperar a saída de Van Gaal para ir para o Bayern, o zagueiro Lúcio disse que foi negociado pelo clube alemão por causa do treinador.
"Cada treinador tem sua opinião, é normal. Mas nesta saída [em 2009] me faltaram com respeito. Acho que merecia algo melhor. Preferia que o treinador viesse falar comigo primeiro antes de tomar uma decisão", reclamou Lúcio, que se transferiu, à época, para a Inter de Milão.
Rafael
O lateral-direito Rafael, atualmente no Botafogo, conviveu com Van Gaal no Manchester United. Para ele, é um dos piores treinadores que teve na carreira.
"Van Gaal é um dos piores treinadores que já conheci. Recebi muitos telefonemas de amigos quando descobriram que ia ser treinador do Manchester United [entre 2014 e 2016]. Não queria acreditar, muita gente me disse que ele não gostava de brasileiros, devido ao nosso estilo de jogo. Me disseram que ele me mandaria embora. Foi isso que aconteceu. No segundo dia, ele chegou para mim e disse que eu poderia sair. Nem tinha treinado e ele me falou isso. Não queria acreditar."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.