Topo
OPINIÃO

Copa: Brasil não se preparou para enfrentar a Croácia, diz Mauro Cezar

Colaboração para o UOL

09/12/2022 20h03

Classificação e Jogos

Em sua segunda Copa do Mundo no comando da seleção brasileira, Tite não conseguiu ir além da campanha anterior e o Brasil acabou eliminado nas quartas de final após perder para a Croácia nos pênaltis.

No Posse de Bola, programa que o UOL Esporte transmite diariamente às 18h durante a Copa do Mundo, o comentarista Mauro Cezar Pereira criticou o técnico brasileiro pela falta de preparação da equipe para enfrentar a Croácia.

"Você vê uma Croácia hoje, totalmente diferente dos outros jogos, ela se preparou para enfrentar o Brasil. O Brasil entra em campo para jogar como se fosse qualquer outro jogo e durante a partida não há nenhuma transformação, nenhuma mudança de sistema de jogo. O Tite mostrou total falta de repertório. Ele trabalha há seis anos com essa seleção, é um ciclo e meio de Copa".

Mauro disse que o principal problema do técnico brasileiro e sua comissão foi a falta de repertório para mudar a equipe quando necessário. "O trabalho do Tite foi um fracasso. Na hora da prova final, no jogo da eliminação ele não conseguiu mudar a maneira do time jogar. E um técnico tem que ter a capacidade de preparar um time de jogar de diferentes formas e mudar de acordo com a necessidade. O Brasil tem jogadores para mais do que isso e deixa um problema tremendo para a CBF. O Tite ganhou essa vaga na seleção brasileira merecidamente, mas se mostrou um bom técnico para consumo interno, mas par nível de Copa do Mundo não".

Casagrande: Atuação de Modric me lembrou Zidane em 2006

Aos 37 anos, o meio-campista Luka Modric foi um dos destaques da Croácia que eliminou o Brasil nas quartas de final. O colunista Casagrande elogiou a atuação do camisa 10 do time croata.

"O juiz apitou o jogo para começar, o Modric pegou a bola, pôs debaixo do braço e tomou conta do jogo todo, mesmo na prorrogação, mesmo depois que tomou o gol. Ele desfilou em campo. Sabe do que lembrei? Do Zidane em 2006, Brasil e França. Foi igualzinho só que lá a França ganhou o jogo por 1 a 0. Foi o que o Modric fez. O campo hoje para ele foi uma passarela. Enquanto outros corriam para todo lado, ele desfilava".

'Era Neymar' acabou na seleção brasileira? Colunistas opinam

O Brasil caiu nos pênaltis para a Croácia, e Neymar frustrou mais uma vez o sonho de ser campeão da Copa do Mundo. Após a eliminação, o craque brasileiro deixou em aberto sua aposentadoria da seleção brasileira.

No Posse de Bola, os comentaristas Arnaldo Ribeiro, José Trajano, Juca Kfouri, Casagrande e Mauro Cezar Pereira debateram se a 'Era Neymar' acabou na seleção brasileira. Confira.

Casagrande: Tite não foi mal, foi péssimo

Casagrande não poupou críticas ao trabalho de Tite na Copa do Qatar. "Tite não foi mal, foi péssimo", disse ele. Assista.

Arnaldo: Tite fez mais uma Copa abaixo do esperado

Arnaldo Ribeiro criticou o trabalho de Tite em sua segunda Copa do Mundo como técnico da seleção brasileira. Para ele, o treinador fracassou de forma semelhante na Rússia e no Qatar.

"Foi uma Copa abaixo do que esperávamos da seleção e, sobretudo, mais uma Copa abaixo do técnico da seleção. Muitas dessas decisões passam pelo Tite, que teve o privilégio de seis anos na seleção, mais jogadores de qualidade nessa Copa, mas que não teve durante o Mundial de novo um bom trabalho, muito parecido como aconteceu na Copa passada."

Juca sobre sucessão de Tite: 'o cara que procuro é Guardiola'

Após a eliminação do Brasil, já começam as especulações sobre quem será o sucessor de Tite no comando técnico da seleção brasileira. O colunista Juca Kfouri deu a sua opinião e sugeriu um técnico badalado para o comando da seleção brasileira.

"Pep Guardiola jamais aceitará essa bucha, mas se eu sou presidente da CBF, o cara que procuro é Pep Guardiola", sugeriu Juca Kfouri. Atualmente no Manchester City, o técnico espanhol tem contrato com o clube inglês até 2025.

Juca: O Brasil não está na semifinal porque não tem Messi

Direto do Qatar, Juca Kfouri afirmou que o Brasil não mereceu ser eliminado na Croácia. Segundo ele, porém, faltou à seleção o brilho de Messi, protagonista da classificação argentina contra a Holanda.

"Em resumo, a Argentina está classificado para as semifinais porque tem Lionel Messi, o Brasil não está classificado para a semifinal porque não tem Lionel Messi."

Trajano: tomar contra-ataque e Neymar não bater pênalti foram os erros

Para o colunista José Trajano, os dois principais erros da seleção brasileira na eliminação para a Croácia foram o contra-ataque sofrido no fim do jogo e o fato de Neymar não bater o pênalti na decisão.

"Tomar um gol de contra-ataque, quando estava ganhando de 1 a 0 faltando pouquíssimo tempo. Time completamente desestruturado. E a segunda coisa, o melhor jogador do Brasil, que não estava jogando grande coisa, mas tinha feito um golaço, não teve oportunidade de cobrar o pênalti porque deixaram para último".

Assista ao Posse de Bola na íntegra