Topo

Copa: quinto batedor só foi acionado em uma disputa por pênaltis no Qatar

Neymar durante a decisão por pênaltis entre Brasil x Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar - Gabriel Bouys/AFP
Neymar durante a decisão por pênaltis entre Brasil x Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Gabriel Bouys/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/12/2022 21h28

Classificação e Jogos

"Por que o Neymar não bateu pênalti?". Essa talvez tenha sido a pergunta mais feita após a eliminação do Brasil da Copa do Mundo do Qatar para a Croácia, hoje (9).

De acordo com o técnico Tite, de saída da seleção, o camisa 10 bateria a última penalidade, já que "a pressão é maior". Como Rodrygo e Marquinhos erraram, o craque sequer teve a oportunidade de bater.

Fato é que, das quatro disputas de pênaltis na Copa do Qatar, em apenas uma o quinto cobrador foi acionado. Todas as outras três, incluindo claro a do Brasil, acabaram antes disso.

A única decisão por pênaltis que o último cobrador antes das alternadas foi acionado ocorreu hoje, na vitória da Argentina sobre a Holanda, quando Lautaro Martínez bateu o quinto e último pênalti para classificar os "hermanos".

Além do jogo que resultou na eliminação do Brasil, os outros duelos que foram concluídos antes da quinta cobrança foram Croácia x Japão e Marrocos x Espanha. No primeiro, o Japão errou três de quatro cobranças e viu a Croácia fazer o inverso. No segundo, a Espanha perdeu três pênaltis consecutivos, enquanto Marrocos converteu três de quatro penalidades.

A Argentina e a Croácia são as primeiras classificadas à semifinal da Copa e se enfrentam na terça (13), às 16h (de Brasília). Amanhã (10), os duelos entre França x Inglaterra e Marrocos x Portugal definem os outros dois que estarão a um jogo da final, que será disputada em 18 de dezembro.

Quem deve assumir a seleção brasileira após a saída de Tite?

Enquete encerrada

Total de 4618 votos
32,87%
WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
31,42%
Divulgação/Manchester City
8,38%
Reprodução/SporTV
5,72%
GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
5,31%
Thiago Ribeiro/AGIF
5,20%
Gil Gomes/AGIF
4,22%
Lucas Uebel/Gremio FBPA
2,38%
Alessandra Torres/AGIF
1,84%
Jorge Rodrigues/AGIF
1,54%
Matthias Hangst/Getty Images
1,13%
Ettore Chiereguini/AGIF