Topo

Goleiro da Argentina que pegou 2 pênaltis já disse que morreria por Messi

Emiliano Martinez ganha abraço de Messi após defender dois pênaltis na classificação da Argentina - ODD ANDERSEN / AFP
Emiliano Martinez ganha abraço de Messi após defender dois pênaltis na classificação da Argentina Imagem: ODD ANDERSEN / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/12/2022 19h34

Classificação e Jogos

Um dos grandes destaques da Argentina na Copa do Mundo do Qatar, além de Messi, é o goleiro Emiliano Martínez, que vem resolvendo o problema dos "hermanos" na posição, tão criticada nos últimos anos. E assim foi novamente hoje (9), quando o camisa 23 brilhou na disputa de pênaltis, defendendo duas cobranças, eliminando a Holanda e classificando seu país à semifinal do Mundial.

Chamado de Dibu pelos companheiros de time, o goleiro fez sua carreira longe da Argentina. Apesar de ter sido revelado pelo Independiente, foi vendido aos 17 anos para o Arsenal, da Inglaterra, país que atuou durante quase sempre. Sem se firmar nos Gunners, ele foi emprestado nada menos do que seis vezes.

Martínez foi cedido a clubes de menor expressão, como Oxford United, Sheffield Wednesday, Rotherham United, Wolverhampton, Getafe e Reading. A ascensão meteórica ocorreu quando chegou definitivamente ao Aston Villa, clube que é titular e defende atualmente.

Em uma entrevista dada ao Olé após o título da Argentina na Copa América no ano passado, Martínez afirmou que morreria por Messi e que seu grande desejo é dar uma Copa do Mundo. Depois de hoje, o sonho ficou mais próximo.

"Quando ele posta uma foto [com a legenda] 'é um fenômeno', como não vou render na final? Eu quero dar a vida, quero morrer por ele. Espero que possamos dar o Mundial a ele", disse Dibu, na ocasião.

Depois de ser herói na classificação à semifinal da Copa, Dibu Martínez não escondeu a alegria:

"A primeira coisa que me vem à mente é a emoção. Estou fazendo isso para 45 milhões de pessoas. Dar às pessoas este tipo de alegria é a maior coisa no momento. Estamos na semifinal porque temos paixão e coração. Estamos entusiasmados, assim como as pessoas", afirmou o goleiro.

A Argentina enfrenta a Croácia, que mais cedo eliminou o Brasil, na terça (13), às 16h (de Brasília), no estádio Lusail.

Quem deve assumir a seleção brasileira após a saída de Tite?

Enquete encerrada

Total de 4618 votos
32,87%
WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
31,42%
Divulgação/Manchester City
8,38%
Reprodução/SporTV
5,72%
GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
5,31%
Thiago Ribeiro/AGIF
5,20%
Gil Gomes/AGIF
4,22%
Lucas Uebel/Gremio FBPA
2,38%
Alessandra Torres/AGIF
1,84%
Jorge Rodrigues/AGIF
1,54%
Matthias Hangst/Getty Images
1,13%
Ettore Chiereguini/AGIF