Topo

Tchau, Croácia! Brasil se vinga e vence seleção europeia... na bocha

Andreza Vitória, de 21 anos, tornou-se campeã mundial ao bater Dora Basic - Dantas Júnior / Ande / Divulgação / CPB
Andreza Vitória, de 21 anos, tornou-se campeã mundial ao bater Dora Basic Imagem: Dantas Júnior / Ande / Divulgação / CPB

Do UOL, em São Paulo

10/12/2022 20h20

Classificação e Jogos

Um dia depois de ser eliminado na Copa, o Brasil se vingou da Croácia e eliminou o país europeu de outra competição mundial.

Representando a seleção sul-americana na bocha, a pernambucana Andreza Vitória, de 21 anos, tornou-se campeã paralímpica ao vencer Dora Basic, representante croata na competição. A final foi realizada hoje no Rio de Janeiro.

A brasileira, que ficou com a medalha de ouro, atua na classe BC1 feminina. Nesta categoria, atletas podem jogar com as mãos ou com os pés e contam com auxiliares.

Andreza fez 3 a 1 diante da adversária, que viu ontem seu país vencer, "apenas" nos pênaltis, a seleção brasileira no torneio futebolístico.

Com o título, o Brasil chegou à sua oitava medalha na história da competição: são três ouros, três pratas e dois bronzes. As medalhas foram conquistadas em três edições - Lisboa 2010, Pequim 2014 e Rio 2022.

A paratleta foi diagnosticada com a Síndrome de Leigh (ou Doença de Leigh), uma doença neurodegenerativa hereditária rara que afeta o sistema nervoso central. Ela era uma das estreantes no mundial.

"Eu tinha falado desde o início que queria o ouro. [Essa conquista] Vai para a Poliana [Cruz, auxiliar], minha 'mãe'. É muita emoção. É campeã" vibrou Andreza após superar a representante da Croácia.