Marrocos vence Portugal e é 1ª seleção africana a chegar na semi de Copa
Classificação e Jogos
Sensação da Copa do Mundo do Qatar, Marrocos fez mais uma vítima e está classificado à semifinal. Na tarde de hoje (10), a seleção africana derrubou mais um favorito e venceu Portugal por 1 a 0, no estádio Al Thumama, pelas quartas de final do Mundial. Cristiano Ronaldo começou novamente no banco, foi acionado no início do segundo tempo, mas não conseguiu reverter a desvantagem e disputou sua última partida em Copas.
O gol do jogo foi marcado pelo atacante En-Nesyri no fim do primeiro tempo, após falha do goleiro Diogo Costa.
Depois de passar em primeiro em um grupo com a atual vice-campeã do mundo Croácia e a Bélgica, além de eliminar a Espanha nas oitavas, Marrocos segue fazendo história em sua melhor campanha em Copas, tornando-se a primeira seleção africana a ficar a um passo da final do Mundial.
Agora, Marrocos aguarda o vencedor de França e Inglaterra, que jogam a partir das 16h (de Brasília), para saber quem enfrenta na semifinal. O jogo decisivo está marcado para quarta (14), às 16h (de Brasília), no estádio Al Bayt.
CR7 começa no banco e se despede da Copa
Assim como na goleada por 6 a 1 sobre a Suíça, Cristiano Ronaldo começou no banco de Portugal diante de Marrocos. De lá, viu Marrocos sair na frente no fim do primeiro tempo e reagiu com sinal de reprovação. Gonçalo Ramos, que fez três gols nas oitavas de final, novamente foi titular, mas, dessa vez, teve atuação bem discreta.
CR7 entrou em campo aos 5 minutos do segundo tempo e teve uma chance clara aos 45 do segundo tempo, parando em bonita defesa de Bono. De quebra, o camisa 7 se tornou o jogador com aparições internacionais em seleções masculinas, com 196, igualando Bader Al-Mutawa, do Kuwait. Fim da quinta e última Copa do Mundo disputada pelo astro.
João Félix tenta três vezes no 1º tempo...
Antes de Marrocos abrir o placar, era Portugal quem dominava as ações ofensivas do primeiro tempo, apesar de ser um jogo bem truncado no meio-campo. João Félix era quem vinha levando perigo e quase marcou em três oportunidades. A primeira em cabeçada aos 3 minutos, depois aos 30 e aos 38 em finalizações por cima do gol, ambas da entrada da área.
... mas é Marrocos quem sai na frente!
Como diz o ditado popular: quem não faz, toma. Marrocos, que pouco havia criado na etapa inicial, conseguiu uma brecha e aproveitou falha de Diogo Costa aos 41 minutos, quando Attiat-Allah cruzou da esquerda e En-Nesyri se antecipou ao goleiro para cabecear para o gol.
Portugal tenta responder rápido, mas para no travessão
Logo após ficar em desvantagem, Portugal criou a melhor chance no primeiro tempo em jogada que parecia perdida. À direita da área, Bruno Fernandes finalizou e surpreendeu o goleiro Bono. A bola, porém, parou no travessão.
Reclamação dos lusos
Ainda no fim do primeiro tempo, Portugal reclamou de dois pênaltis. Primeiro em puxão de Hakimi em Otávio, depois em queda de Bruno Fernandes na área após dividida. A arbitragem nada marcou, e o VAR não recomendou a revisão do lance. Depois do apito final da etapa inicial, jogadores lusos cercaram a arbitragem pela não marcação. O começo do segundo tempo também virou motivo de polêmica. Pepe foi puxado e caiu na área, mas nada foi assinalado.
Marrocos quase aumenta, mas Portugal pressiona
No início da etapa final. Marrocos quase fez o segundo com o zagueiro El-Yamiq, que aproveitou cruzamento de Ziyech, mas foi parado por Diogo Costa. Portugal, porém, foi quem teve mais controle do jogo nos últimos 45 minutos. Gonçalo Ramos, Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo e Pepe tiveram boas oportunidades, mas não conseguiram igualar o placar. Os lusos ficaram com um a mais nos acréscimos, quando Cheddira foi expulso após receber dois cartões amarelos.
Milagre de Bono salva Marrocos!
Portugal foi para o tudo ou nada e se lançou ao ataque. Aos 37, Cristiano Ronaldo recebeu na área e serviu João Félix, que emendou uma bomba de fora da área. Mais bonita ainda foi a defesa de Bono, que saltou para espalmar a finalização e garantir Marrocos na semifinal.
FICHA TÉCNICA
MARROCOS 1 x 0 PORTUGAL
Competição: Copa do Mundo, quartas de final
Data e horário: 10 de dezembro de 2022 (sábado), às 12h (de Brasília)
Local: estádio Al Thumama, em Doha (Qatar)
Público: 44.198
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Dari e Cheddira (MAR); Vitinha (POR)
Cartão vermelho: Cheddira (MAR)
Gol: En-Nesyri (MAR), aos 41'/1ºT (1-0)
MARROCOS: Bono; Hakimi, El-Yamiq, Saiss (Dari) e Attiat-Allah; Amrabat, Ounahi e Amallah (Benoun); Ziyech (Aboukhlal), En-Nesyri (Cheddira) e Boufal (Jabrane). Técnico: Walid Regragui
PORTUGAL: Diogo Costa; Dalot (Ricardo Horta), Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro (João Cancelo); Rúben Neves (Cristiano Ronaldo), Otávio (Vitinha) e Bernardo Silva; Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos (Rafael Leão) e João Félix. Técnico: Fernando Santos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.