Topo

'Mata a jogada'. Luxa diz quais foram os erros da seleção em eliminação

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

10/12/2022 09h16Atualizada em 10/12/2022 12h38

Classificação e Jogos

Sem clube desde 2021, quando deixou o Cruzeiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo postou um vídeo nas redes sociais analisando alguns detalhes da eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar, ontem (9), após derrota nos pênaltis para a Croácia nas quartas de final.

Luxa, inicialmente, pediu que o técnico Tite seja respeito, lembrando que foi um dos defensores da permanência do agora ex-treinador da seleção brasileira após a queda para a Bélgica na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

"Eu não quero ficar falando de Copa do Mundo porque cada um tem o seu pensamento, e o treinador é o Tite. A gente tem que respeitá-lo, eu fui um dos caras que deu força para que ele continuasse", iniciou em vídeo publicado no Twitter, para depois dar seus pitacos sobre os erros que levaram a seleção a ser eliminada no Qatar.

Uma das críticas feita por Luxemburgo foi curiosa. O técnico contestou o não uso de caneleira pelos jogadores nos treinamentos da seleção brasileira e disse que a utilização do equipamento poderia ter ajudado a evitar o gol da Croácia na prorrogação.

"Duas coisas: treinamentos que eu assisti na Copa do Mundo agora, que deram muita ênfase. Treinamentos sem caneleira, os jogadores tocando a bola sem caneleira. 'Ah, porque não iriam fazer falta, tem a posse de bola e não matar a jogada e sair no contragolpe'. Tudo bem. Mas isso pode ser feito com caneleira também e com a meia levantada. Eu faço com caneleira e meia levantada, por quê? Tem hora que você tem que fazer a falta, que ela é necessária a ser feita", opinou Luxa, para depois criticar a seleção brasileira por não ter parado a jogada da Croácia que resultou no gol de empate.

"Eu acho que o gol da Croácia saiu por quê? Faltou ter alguém, três jogadores na defesa, ninguém marcando o cara que iniciou o contragolpe. Quando ele pegou a bola, alguém tem que ir em cima dele, que ele estava próximo, ao invés de correr para dentro da área, vai em cima dele e mata a jogada com uma porrada", complementou.

Vai expulso, mas isso faz parte do jogo de futebol. Então eu acho que faltou isso. Não é proibido fazer falta no futebol, é proibido ser desleal. A falta para ser expulso, para o adversário não fazer o gol e nós ganharmos o campeonato vale a pena.

Depois de abrir o placar com um belo gol de Neymar aos 15min do primeiro tempo da prorrogação, o Brasil levou o empate aos 11min da etapa final. Depois de uma bola perdida no campo de ataque, Vlasic saiu em contra-ataque e tocou para Orsic, que levantou a cabeça e serviu Petkovic; o camisa 16 da Croácia finalizou e contou com um desvio na zaga para empatar a partida.

Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças, enquanto a Croácia não errou nenhuma e levou a melhor vencendo por 4 a 2.

Agora, a Croácia enfrentar a Argentina em uma das semifinais da Copa do Qatar. O jogo acontece na próxima terça-feira (13), às 16h (de Brasília).

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images