Topo

Pepe detona arbitragem e crava: 'Vão dar o título para a Argentina'

Pepe em ação por Portugal durante partida contra Marrocos na Copa -  REUTERS/Molly Darlington
Pepe em ação por Portugal durante partida contra Marrocos na Copa Imagem: REUTERS/Molly Darlington
e Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP) e Doha (Qatar)

10/12/2022 14h57

Classificação e Jogos

O zagueiro Pepe colocou a eliminação de Portugal na conta da arbitragem, em especial do árbitro argentino Facundo Tello. Logo após a derrota por 1 a 0 para Marrocos, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar, o experiente jogador de 39 anos criticou a atuação do juiz e cravou que o título será dado para a Argentina.

"Dos oito a nove árbitros aqui do jogo, cinco eram argentinos", chutou Pepe. "Posso estar errado, mas tenho muita experiência nisso. Posso dizer que eles vão dar o título para a Argentina", acrescentou o zagueiro já na zona mista.

"No primeiro tempo, eles [Marrocos] foram lá uma vez e fizeram o gol. Todas jogadas que queríamos fazer, eles paravam e o árbitro não deixava a gente jogar, não dava cartão. No segundo tempo foi mais do mesmo. Muitas faltinhas, o árbitro não dando amarelo", disse.

Ainda em campo, logo após o apito final do jogo, Pepe já havia contestado a escolha de Facundo Fello para apitar a partida, e citou as críticas feitas pelos jogadores da Argentina contra o juiz que comandou a classificação da Argentina para as semifinais, após vitória nos pênaltis sobre a Holanda.

"E vou ter que falar, é mais forte que eu. É inadmissível um árbitro argentino apitar nosso jogo hoje aqui. Depois do que aconteceu ontem, de o Messi falar, de toda Argentina falar, um argentino vem aqui e apita. Não digo que ele veio condicionado, mas o que jogamos no segundo tempo? Não jogamos nada", disparou.

"O goleiro deles [fazendo cera] sem parar, e só oito minutos de acréscimo. Nós trabalhamos muito sério. Num campeonato do mundo, um árbitro dar oito minutos... Não jogamos nada na segunda parte. A única equipe que queria jogar era Portugal. Estamos tristes. Tínhamos qualidades pra ganhar o campeonato do mundo, infelizmente não conseguimos", acrescentou.

Por fim, Pepe resumiu o sentimento que fica após a eliminação na Copa. 'Ansiedade. E raiva. Não jogamos e nem deixaram a gente jogar na segunda parte", finalizou o zagueiro, que assim como CR7, deve ter feito a sua última partida de Copas do Mundo.

Argentinos criticaram árbitro espanhol

Mateu Lahoz, árbitro que comandou o jogo entre Argentina e Holanda, foi bastante criticado pelo argentinos após a partida de ontem (9), mesmo com a vaga na semi. O goleiro Dibu Martínez classificou o espanhol como "o pior árbitro da Copa", enquanto Messi pediu à Fifa que revise a participação do juiz nas fases mais importantes do torneio.

"Muita raiva, porque como eu disse, não era para acabar assim [o jogo]. A Fifa tem que rever isso, não pode colocar um árbitro assim para um jogo assim", disse o camisa 10, que lamentou que o juiz não estivesse "à altura".

"Sofremos muito injustamente... Não apenas pelos minutos [adicionais], mas por conta de todo o jogo, muitos detalhes que dentro do campo você percebe que ele quer influenciar o jogo", acrescentou Messi.

Argentina x Croácia fazem uma das semifinais da Copa do Mundo, marcada para terça-feira (13), às 16h. No outro confronto, que acontecerá na quarta (14), Marrocos espera pelo adversário que sairá do vencedor entre França e Inglaterra.

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images