Topo

Torcedores ironizam árbitro Wilton Sampaio na Copa: 'Se fosse no Brasil...'

O brasileiro Wilton Pereira Sampaio foi o árbitro da partida entre França e Inglaterra, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar - Franck Fife/AFP
O brasileiro Wilton Pereira Sampaio foi o árbitro da partida entre França e Inglaterra, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Franck Fife/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

10/12/2022 16h53Atualizada em 10/12/2022 18h07

Classificação e Jogos

Wilton Pereira Sampaio foi escalado para apitar a partida entre França e Inglaterra, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. O árbitro brasileiro está sendo bem avaliado pela Fifa e ganhou a responsabilidade de comandar o duelo decisivo no torneio envolvendo duas grandes seleções. No entanto, seus critérios durante a partida polemizaram na internet.

Logo nos primeiros minutos do primeiro tempo, torcedores brasileiros ironizaram nas redes sociais que Wilton teria decisões diferentes se a partida fosse realizada no Brasil. Como no início da jogada do gol da França, com Saka indo ao chão após disputa com Upamecano, e quando Kane foi derrubado na entrada da área e os ingleses ficaram reclamando de pênalti.

O VAR revisou o lance, mas a marcação em campo —que foi deixar o jogo seguir — foi mantida.

"Impossível o Wilton não dar esse pênalti aí, no Brasileirão ele daria", disparou um internauta, no Twitter. "Wilton Pereira Sampaio apitando França x Inglaterra no modo Brasileirão", fez coro outro perfil.

"Esse é o Wilton que eu conheço", disse um terceiro. "Wilton marcaria esse pênalti em 18 times do Brasileiro sem nem ir pro VAR", cornetou outro.

Teve também quem sugeriu que o brasileiro estaria "vingando" a Inglaterra. Isso porque o inglês Michael Oliver, que apitou a partida entre Brasil x Croácia, foi muito criticado por torcedores brasileiros.

"Eu chamo isso de reparação histórica. Juiz inglês = roubou o Brasil. Juiz brasileiro = roubou a Inglaterra", brincou uma página. "Wilton querendo se vingar da Inglaterra", acrescentou outro. "O que a gente reclamou do juiz inglês ontem, os ingleses vão reclamar do Wilton Pereira Sampaio", complementou mais um.

O duelo das quartas é a quarta partida da Copa do Qatar que Wilton apita. Antes, ele tinha atuado em três jogos: Holanda x Senegal e Polônia x Arábia Saudita, na fase de grupos, e Holanda x EUA, pelas oitavas de final. Sua atuação no Mundial fez com que a entidade máxima do futebol o elegesse entre os oito principais árbitros do torneio.

O desempenho do brasileiro na primeira etapa, entretanto, gerou a ira de torcedores ingleses nas redes sociais. Durante os primeiros 45 minutos, diversas publicações negativas sobre Wilton inundaram as redes sociais — incluindo sugerindo que ele "seria francês".

No segundo tempo, o árbitro assinalou dois pênaltis para a Inglaterra. O primeiro, aos 9', Wilton marcou em campo, mas ele se envolveu em outra polêmica na segunda penalidade. Aos 37', Mount foi derrubado depois de levar um encontrão de Theo Hernández, mas o brasileiro não viu falta na jogada, para o desespero da seleção inglesa. No entanto, Wilton voltou atrás após ser chamado pelo VAR.

A partida terminou com vitória da França por 2 a 1. Os gols franceses foram marcados pelo meio-campista Tchouamení, de fora da área, e por Giroud. Kane descontou para os ingleses em uma cobrança, mas desperdiçou a outra batida. Atual campeã, a seleção francesa vai enfrentar Marrocos na semifinal, que será disputada na próxima quarta-feira (14), às 16h (de Brasília).

Confira reações:

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images

publicidade