Topo

Wilton vai mal, toma decisões controversas e irrita ingleses

O brasileiro Wilton Pereira Sampaio foi o árbitro da partida entre França e Inglaterra, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar - Franck Fife/AFP
O brasileiro Wilton Pereira Sampaio foi o árbitro da partida entre França e Inglaterra, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Franck Fife/AFP

Do Colunista do UOL em Doha

10/12/2022 18h00

Classificação e Jogos

O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio apitou dois lances duvidosos contra a Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo, contra a França, e causou irritação nos jogadores britânicos.

Uma das jogadas ocorreu ainda no 1° tempo em um possível pênalti de Upamecano em Kane, já no limite da grande área. O outro lance foi uma suposta falta em Saka no início da construção do gol francês que abriu o placar.

No lance mais polêmico, Upamecano derruba o centroavante inglês. Wilton, perto do lance, manda seguir e ignora o choque no limite da linha da grande área. Logo depois, o jogo é pausado para a checagem do VAR.

É a cabine que decide a jogada e não marca a penalidade — Wilton não vai rever o lance. Não fica claro se a decisão foi por considerar que a falta foi fora ou se não houve entendimento de falta. Kane reclamou bastante com o árbitro brasileiro.

Antes disso, aos 17min, Tchouameni havia marcado o gol francês em chute de fora da área. Mas há uma alegação inglesa de que Saka sofrera uma falta no início do lance. Ressalte-se que a jogada saiu da esquerda, foi para direita e voltou no volante francês antes de sair o gol.

Ao final do primeiro tempo, os jogadores britânicos Bellingham, Maguire e Rice foram reclamar com Wilton. Houve ainda um princípio de vaia quando um jogador francês caiu e ficou bastante tempo no chão, retardando o reinício da partida.

No segundo tempo, Saka arrancou pela intermediária ofensiva e foi derrubado por Rabiot. Na frente do lance, Wilton mandou seguir.

Depois disso, Theo Hernandez chegou nas costas de Mason Mount na área e o derrubou. Novamente perto da jogada, Wilton não marca o pênalti, mas o VAR o chama para analisar o lance e ele muda de idea. A falta é bem clara. Após o lance, os ingleses pressionam Wilton por um cartão e ele aceita, amarelando o lateral francês.