Topo

Copa do Mundo 2022: Quem 'roubou a cena' fora de campo?

A narradora da TV Globo Renata Silveira - Divulgação
A narradora da TV Globo Renata Silveira Imagem: Divulgação

Karina Merli

Do UOL, em São Paulo

11/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Pela primeira vez em sua história, temos uma Copa do Mundo no final do ano e no Oriente Médio. Há seis dias do fim do evento, após partidas emocionantes nas oitavas de final, a competição já acumula momentos marcantes dentro e fora das quatro linhas.

Só que nos bastidores, especificamente, teve muita gente chamando a atenção e o UOL Esporte lista quem são eles. Confira!

Af Jal Thani - o meme

Torcedor do Qatar, Thani viralizou nas redes sociais na partida de estreia da seleção de seu país. As suas reações durante o jogo de sua seleção contra o Equador fizeram com que o seu rosto virasse meme pelo mundo afora.

O seu sucesso o fez ganhar muitos seguidores, principalmente chineses, nas redes sociais. O curioso é que Thani tem 15 anos e pertence à família real do emir Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani.

Casimiro e o "repórter doidão"

O streamer Casimiro Miguel está quebrando recorde atrás de recorde com as transmissões da Copa do Mundo. Para se ter ideia do alcance do influenciador, na transmissão do jogo entre Brasil e Croácia, pelas quartas de final, a audiência do canal foi de 5,5 milhões. Este é o maior público registrado em uma live no YouTube no Brasil até o momento.

Como se não bastasse, as duas transmissões que complementam o pódio da plataforma, também são do canal de Casimiro, a CazéTV. Para a cobertura do evento esportivo, o streamer conta com o Diogo Defante, conhecido como "repórter doidão", fazendo reportagens no Qatar. A 'aposta' inicial era que o youtuber seria o primeiro repórter preso nesta Copa por seu estilo irreverente.

Não por acaso, suas aparições na live do streamer sempre rendem um "É oficial, ele ainda não foi preso".

No país árabe, Defante violou algumas regras. Dançou com mulheres em público, vestiu o seu famoso shorts jeans —roupa considerada inapropriada por lá—, filmou pessoas sem autorização e bebeu álcool escondido.

Além disso, conseguiu fazer amizade com um sheik e interagir com um filhote de leão. Sabe-se lá o que vem por aí.

Cleber Machado e Everaldo Marques

Locutores esportivos do Grupo Globo, a dupla vem rendendo muitos comentários na internet. De um lado, Cleber apareceu mais solto, mesmo não estando presencialmente no Qatar. Suas brincadeiras, deslizes e empolgação chamaram a atenção.

Em sua nona Copa do Mundo, Cleber chegou até pedir uma recordação para a FIFA após ver seu companheiro Galvão Bueno receber premiação por narrar 12 finais do Mundial. Nesta edição, pela primeira vez desde 1990, Cleber permaneceu no Brasil para narrar os jogos do evento.

Seu companheiro de emissora, Everaldo Marques, ganhou fama nesta edição do Mundial por ter narrado as partidas com resultados considerados zebras. Das oito ocorridas até o momento, ele narrou seis:

Nas redes sociais, memes e comentários passaram a pipocar sobre o assunto. Um seguidor chegou a chamá-lo de "EZEBRAldo", inclusive, a repórter do UOL Esporte, Beatriz Cesarini, analisou a nova fama do locutor.

Deborah Secco

A atriz fez sua estreia como comentarista no programa "Tá na Copa", do SporTV em novembro. Assim como suas roupas, maquiagem e cabelo estão viralizando nas redes sociais, o carisma de Deborah, além do seu entrosamento com Magno Navarro e Igor Rodrigues —apresentadores da atração— conquistaram os telespectadores.

Segundo informações apuradas pelo UOL, assim que começou a Copa do Mundo, o tratamento concedido à artista já deu o que falar nos bastidores de Esporte da TV Globo.

A cada dia do Mundial, Deborah surge com um novo look, com destaque especial para as roupas, já que o canal tem seu próprio uniforme. A ideia de inovar foi da figurinista Caroline Gama, com o intuito de mostrar que realmente ela não estava ali como jornalista ou comentarista.

Deborah Secco durante o "Tá na Copa", do SporTv - Reprodução/sportv - Reprodução/sportv
Deborah Secco durante o "Tá na Copa", do sportv
Imagem: Reprodução/sportv

Fábio Rabin

O humorista recentemente viveu um episódio traumático no Qatar. Ele foi preso por estar alcoolizado, enquanto se dirigia ao Estádio 974, para assistir à vitória brasileira sobre a Coreia do Sul. Em vídeo que viralizou, Rabin chora e fala que foi ameaçado pelos policiais, enquanto estava detido em uma tenda para onde são levados torcedores bêbados.

Apesar de assustar muita gente, inclusive a esposa, o humorista contou com a ajuda de um repórter do UOL, para retornar ao hotel onde estava no Qatar.

Galvão Bueno

Em sua última Copa do Mundo como narrador, o locutor esportivo se emocionou na despedida da seleção brasileira, diante da eliminação amarga para a Croácia, nas penalidades. Na ocasião, o narrador de 72 anos declarou a sua torcida para a Argentina no Mundial.

Jojo Todynho

Na TV aberta, a cantora e apresentadora fez a sua estreia como comentarista durante a Copa. Ao lado de Alex Escobar, do ex-jogador Fred e do humorista Marcelo Adnet, ela está comandando o "Central da Copa".

Recentemente, Jojo afirmou à revista "Quem", que pensou em dispensar o convite, por entender que não tinha domínio sobre o assunto. O fato de o programa pender mais para o entretenimento e buscar ser mais divertido, a fez reconsiderar e deu certo.

Até o momento, ela já viralizou pela cutucada a Eder Militão —jogador que teve briga judicial pelo valor da pensão—, após ir ao restaurante e consumir a carne de ouro, estimada em mais de R$ 9 mil. Em outro episódio, que aconteceu ainda nesta semana, ela ganhou um selinho do ator Rafael Cardoso.

Renata Silveira e Ana Thaís

O Mundial também está sendo marcado pelo pioneirismo das mulheres. Renata Silveira foi a primeira mulher a narrar uma partida de Copa do Mundo na TV aberta brasileira. Enquanto Ana Thaís se consolidou como a primeira comentarista, ao lado de Galvão Bueno e Júnior.

Galvão Bueno, ao lado de Júnior e Ana Thais Matos, durante transmissão de Brasil x Suíça na Copa de 2022 - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Galvão Bueno, ao lado de Júnior e Ana Thais Matos, durante transmissão de Brasil x Suíça na Copa de 2022
Imagem: Reprodução/TV Globo

Salt Bae

Se o nome não lhe parecer tão familiar, basta se lembrar da carne de ouro. Salt Bae é o chef por trás dela.

Nesta Copa, alguns jogadores da seleção brasileira como Vini Jr., Eder Militão, Gabriel Jesus e o ex-jogador Ronaldo provaram o prato que custa mais de R$ 3 mil.

Salt Bae ganhou notoriedade pela sua forma de preparar a carne e os seus looks padrões, sempre trajado com uma calça preta, uma camisa branca e os óculos preto.

Sósia do Neymar

Nas terras qataris, Eigon Oliver, o sósia do Neymar, arrastou multidões por onde foi. Por lá, ele conseguiu a façanha de fechar uma loja por causa do alvoroço que criou em um shopping. Muitas pessoas acreditavam que era realmente o atleta da seleção brasileira.

A tietagem aconteceu até em jogos da fase de grupos. Na estreia do Brasil, por exemplo, o "Neyfake" conseguiu entrar no gramado do Estádio Lusail.

Tomer Savoia

O brasileiro viralizou entre os árabes após se infiltrar na torcida da Arábia Saudita, na estreia contra a Argentina, pela fase de grupos da Copa do Mundo. Antes de estar entre os torcedores do país asiático, ele havia enganado os argentinos, com uma máscara de Messi e uma camisa do país vizinho —por baixo, vestia uma camisa do Pelé. A repercussão foi tão grande que Tomi foi procurado pelo Ministério da Mídia Local.

Quem deve assumir a seleção brasileira após a saída de Tite?

Enquete encerrada

Total de 4618 votos
32,87%
WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
31,42%
Divulgação/Manchester City
8,38%
Reprodução/SporTV
5,72%
GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
5,31%
Thiago Ribeiro/AGIF
5,20%
Gil Gomes/AGIF
4,22%
Lucas Uebel/Gremio FBPA
2,38%
Alessandra Torres/AGIF
1,84%
Jorge Rodrigues/AGIF
1,54%
Matthias Hangst/Getty Images
1,13%
Ettore Chiereguini/AGIF