Arnaldo Cezar entrega quem vai apitar a final da Copa: 'É carta marcada'
Classificação e Jogos
Arnaldo Cezar Coelho, ex-árbitro com sete participações em Copas do Mundo (quatro como árbitro principal e três como auxiliar), afirmou ao UOL Esporte que as chances do árbitro Wilton Pereira Sampaio apitar a final do Mundial no Qatar são remotas. Segundo ele, o juiz brasileiro acabou sendo "queimado" pela comissão de arbitragem da Fifa ao ser escalado para a partida de quartas de final entre Inglaterra x França.
Contudo, o ex-comentarista de arbitragem de 79 anos disse ao UOL que o árbitro responsável pela final da Copa, que acontece neste domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail, será o holandês Danny Makkelie.
"Já está tudo certo, vão escalar um holandês para a final. É tudo carta marcada, botaram italiano na semi e guardaram o holandês. Por que o holandês não apitou esses jogos das quartas? Porque a Holanda estava jogando, se o Brasil estava jogando não podia apitar um brasileiro, se a Argentina estava jogando, um argentino não podia apitar. Nota zero para comissão de arbitragem da Fifa e tudo armado para deixar o holandês apitar a final", disparou Arnaldo.
O italiano citado por Arnaldo é Daniele Orsato, que já foi confirmado pela Fifa como o árbitro da partida entre Argentina e Croácia, hoje, às 16h, também no Lusail. Dessa forma, o juiz italiano está fora da corrida para apitar a decisão.
Como a Holanda já foi eliminada da Copa, Makkelie seria uma escolha segura para a Fifa. Outros nomes classificados como os melhores no Mundial são o polonês Szymon Marciniak e o norte-americano Ismail Elfath.
Quem é Danny Makkelie?
Makkelie tem 39 anos e além de ser árbitro de futebol é policial na Holanda.
Ele se tornou um árbitro Fifa em 2011, mas só passou a apitar jogos importantes no futebol europeu a partir de 2018 —quando foi o juiz da partida entre Barcelona x Roma, pelas quartas de final da Liga dos Campeões 2017/18.
Sua estreia em Copas foi na Rússia, em 2018, como árbitro de vídeo. Ele foi o escolhido para a função na final entre França e Croácia.
Em 2020, ele apitou a final da Liga Europa entre Sevilla e Inter de Milão —com vitória dos espanhóis.
Ele também foi o árbitro da vitória do Tigres sobre o Palmeiras por 1 a 0 nas semifinais do Mundial de Clubes do ano passado.
Nesta edição do Mundial, ele foi responsável pela arbitragem de Polônia x Argentina e Espanha x Alemanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.