Brasil não vence um 'jogo grande' em Copas desde 2002. Veja retrospecto
Classificação e Jogos
No dia 30 de junho de 2002, a seleção brasileira conquistava o pentacampeonato mundial ao vencer a poderosa Alemanha por 2 a 0 com show de Ronaldo e Rivaldo. Mais de 20 anos se passaram desde então, e o Brasil nunca mais venceu um confronto deste nível em Copas do Mundo.
De lá para cá, sempre que o Brasil teve pela frente uma seleção campeã mundial ou considerada de um escalão mais elevado —caso, por exemplo, da atual vice-campeã Croácia na atual edição—, acabou dando adeus ao torneio.
Já são cinco edições consecutivas em que o Brasil só vence —ou elimina— seleções consideradas mais fracas, seja na fase de grupos ou no mata-mata.
Na mais recente delas, no Qatar, parou mais uma vez nas quartas de final, para a Croácia. Chegou a abrir 1 a 0 na prorrogação, mas tomou o empate e acabou derrotado nos pênaltis de maneira dramática, por 4 a 2.
E nas edições anteriores? Você se lembra como foram as campanhas e quais adversários a seleção teve pela frente? O UOL Esporte te ajuda a lembrar:
2006: 100% até a França
Na edição seguinte ao penta, disputada na Alemanha, o time comandado por Parreira terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento: vitórias sobre Croácia (1 a 0) —que havia parado na fase de grupos em 2002—, Austrália (2 a 0) e Japão (4 a 1).
Nas oitavas de final, a seleção não teve muito trabalho contra Gana, vencendo por 3 a 0, mas deu de cara com a França, campeã em 1998, logo nas quartas. Resultado: 1 a 0, com gol emblemático de Henry em lance em que Roberto Carlos acabou se tornando vilão por estar arrumando o meião e não ter acompanhado o atacante francês.
A França chegaria à decisão, mas perderia para a Itália nos pênaltis, após Zidane levar o vermelho por histórica cabeçada em Materazzi.
2010: tropeços em Portugal e Holanda
Veio a Copa da África do Sul, e a cena basicamente se repetiu, mas sem 100% de aproveitamento na fase de grupos. A campanha começou com duas vitórias, sobre Coreia do Norte (2 a 1) e Costa do Marfim (3 a 1), mas a equipe de Dunga passou em branco no empate sem gols com Portugal —que chegou a aplicar uma histórica goleada de 7 a 0 na Coreia.
No mata-mata, a seleção brasileira passou pelo Chile nas oitavas de final, vencendo por 3 a 0, mas, de novo, voltou a decepcionar nas quartas, desta vez contra a Holanda, em jogo no qual Felipe Melo acabou expulso depois de dar uma linda assistência para Robinho abrir o placar no primeiro tempo.
Na etapa final, Sneijder, duas vezes, virou e fez 2 a 1 para os holandeses, que perderiam apenas na decisão para a Espanha de Iniesta.
2014: empate com México e o 7 a 1
Chegou a Copa no Brasil, e a expectativa pelo hexa jogando em casa era grande. A estreia foi boa: 3 a 1 na Croácia, mas o México deu trabalho na segunda rodada e os times não saíram do 0 a 0. A goleada por 4 a 1 sobre Camarões na sequência colocou a seleção de Felipão no caminho do Chile nas oitavas.
No primeiro grande desafio do Mundial, o Brasil sofreu diante do Chile, mas, após empate por 1 a 1 em Belo Horizonte, conseguiu levar a melhor nos pênaltis: 3 a 2. Nas quartas, mais um sul-americano pela frente, e menos sofrimento: 2 a 1 contra a Colômbia.
Eis que chegou a Alemanha, e o Brasil viveu, em Belo Horizonte, o maior vexame de sua história. Sem ver a cor da bola, tomou um passeio e foi goleado por 7 a 1 pelos alemães, que venceriam a Argentina por 1 a 0 na final para alcançar o tetra.
Na disputa pelo terceiro lugar, a seleção de Felipão decepcionou de novo, perdendo por 3 a 0 para a Holanda.
2018: tropeço na estreia e Bélgica no caminho
A campanha na Copa da Rússia já começou com um tropeço do time agora comandado por Tite: empate por 1 a 1 com a Suíça. Nos jogos seguintes, porém, o Brasil reagiu e venceu Costa Rica e Sérvia pelo mesmo placar, 2 a 0.
Líder de sua chave, o Brasil cruzou com o México nas oitavas e não deu sopa para o azar: 2 a 0 e vaga nas quartas de final. Veio pela frente, então, a geração de ouro da Bélgica, que soube aproveitar as fraquezas da seleção de Tite ainda no primeiro tempo para abrir 2 a 0, com Fernandinho, contra, e De Bruyne.
Renato Augusto descontou na etapa final, mas a reação parou por aí. Com 2 a 1, o Brasil mais uma vez voltou para casa.
2022: derrota para Camarões e queda pra Croácia
No Qatar, o Brasil não conseguiu 100% de aproveitamento na fase de grupos, vencendo Sérvia (2 a 0) e Suíça (1 a 0) nas duas primeira rodadas e sendo surpreendido por Camarões (1 a 0) na terceira partida, jogando com o time reserva.
Nas oitavas, a missão foi fácil diante da Coreia do Sul, e os comandados de Tite golearam por 4 a 1, garantindo vaga nas quartas de final. Quem apareceu no caminho foi a Croácia, que havia despachado o Japão nas oitavas.
Apesar de o adversário ser o atual vice-campeão mundial, foi o Brasil quem entrou em campo como amplo favorito, até pelo fato de o time croata não estar mais apresentando o mesmo desempenho de 2018. Mesmo assim, o time de Tite caiu.
Com o jogo nas mãos após Neymar abrir o placar com um lindo gol no primeiro tempo da prorrogação, a equipe de Tite levou um gol de contra-ataque e, nos pênaltis, deu adeus ao torneio: 4 a 2.
AS CAMPANHAS DO BRASIL DESDE 2006:
- COPA 2006 (ALEMANHA)
Fase de grupos
Brasil 1 x 0 Croácia
Brasil 2 x 0 Austrália
Brasil 4 x 1 Japão
Oitavas de final
Brasil 3 x 0 Gana
Quartas de final
Brasil 0 x 1 França
- COPA 2010 (ÁFRICA DO SUL)
Fase de grupos
Brasil 2 x 1 Coreia do Norte
Brasil 3 x 1 Costa do Marfim
Brasil 0 x 0 Portugal
Oitavas de final
Brasil 3 x 0 Chile
Quartas de final
Brasil 1 x 2 Holanda
- COPA 2014 (BRASIL)
Fase de grupos
Brasil 3 x 1 Croácia
Brasil 0 x 0 México
Brasil 4 x 1 Camarões
Oitavas de final
Brasil 1 (3) x (2) 1 Chile
Quartas de final
Brasil 2 x 1 Colômbia
Semifinal
Brasil 1 x 7 Alemanha
3º lugar
Brasil 0 x 3 Holanda
- COPA 2018 (RÚSSIA)
Fase de grupos
Brasil 1 x 1 Suíça
Brasil 2 x 0 Costa Rica
Brasil 2 x 0 Sérvia
Oitavas de final
Brasil 2 x 0 México
Quartas de final
Brasil 1 x 2 Bélgica
- COPA 2022 (QATAR)
Fase de grupos
Brasil 2 x 0 Sérvia
Brasil 1 x 0 Suíça
Brasil 0 x 1 Camarões
Oitavas de final
Brasil 4 x 1 Coreia do Sul
Quartas de final
Brasil 1 (2) x (4) 1 Croácia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.