Topo

França prepara-se para clima 'hostil' de torcida marroquina: 'Não faz gol'

Torcida de Marrocos durante jogo contra Portugal nas quartas da Copa do Mundo de 2022 - NELSON ALMEIDA / AFP
Torcida de Marrocos durante jogo contra Portugal nas quartas da Copa do Mundo de 2022 Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Do UOL em Doha

13/12/2022 07h34Atualizada em 13/12/2022 08h03

Classificação e Jogos

Todos os jogos de Marrocos na Copa-2022 têm uma mesma rotina: os jogadores adversários pegam na bola e são vaiados, alto, sem interrupção. A torcida da seleção africana tem peso na campanha triunfante até a semifinal. Por isso, a França já se prepara para enfrentar um ambiente hostil no estádio Al Bayt.

Há duas explicações para a presença maciça de marroquinos nos seus jogos: 1) há uma quantidade significativa de imigrantes do país no Qatar. 2) houve bastante gente do país africano viajando para a Copa pela proximidade e pela cultura árabe com similaridades entre as duas nações. Não por acaso,

"Acho que na preparação tem que estar calmo e focado. Nós vamos ter que performar no campo, ser fortes mentalmente na equipe e fazer mais gols do que os rivais. Mas como disse antes, nós estamos preparados para uma expectativa para a semifinal independente do rival. Claro que haverá um ambiente hostil. Vai ser difícil se concentrar. Temos que nos manter focados. Temos que ser precisos", explicou o capitão francês Lloris.

Ele repetiu o uso da palavra hostil em outra resposta sobre o tema. A torcida francesa, assim como outras europeias, está em número reduzido no Qatar. Nos jogos da França, o clima na arquibancada tem sido morno.

Já o técnico Deschamps prefere não usar o termo hostil para falar da torcida rival. Porém, reconheceu que os torcedores marroquinos serão um fator a ser considerado na partida.

"Bem, Marrocos está no semifinal. Não gosto do termo hostil porque soa negativo. Sim, eles têm grande apoio. É bastante barulhento, nosso estafe e equipe viram isso. É parte do contexto. Mas isso não vai fazer gols. É algo que vamos levar em conta. Claro que vai ser barulhento amanhã na semifinal. Quando se prepara para um jogo, tem que se preparar para o ambiente do jogo", disse o técnico.