Topo

Técnico de Marrocos elogia Brasil antes de semifinal: 'Melhor da Copa'

Walid Regragui, técnico de Marrocos, em entrevista antes da semifinal da Copa - Karim Jaafar/AF
Walid Regragui, técnico de Marrocos, em entrevista antes da semifinal da Copa Imagem: Karim Jaafar/AF

Do UOL, em Doha (Qatar)

13/12/2022 06h57

Classificação e Jogos

À frente da maior zebra da Copa do Mundo do Qatar, o técnico de Marrocos Walid Regragui mencionou três vezes o Brasil na coletiva de imprensa concedida nesta terça-feira (13), dia anterior ao jogo contra a França que vale vaga na final da competição.

Além de declarações que comparam a torcida marroquina aos brasileiros e argentinos, o técnico de 47 anos disse que a seleção brasileira eliminada nos pênaltis para a Croácia nas quartas de final era o melhor time da Copa.

"Nem todos os times têm essa oportunidade, têm essa sorte [de estar na semifinal da Copa]. O melhor time do campeonato foi eliminado, o Brasil, e meus jogadores sabem disso. Somos ambiciosos e temos fome por estar entre os melhores do mundo. Para ir além precisamos ser ainda mais fortes", disse Regragui, respondendo a um questionamento se seus jogadores ainda estão "com fome" depois de chegarem às semifinais da Copa:

"Eu espero que eles estejam. Se chegamos na semifinal da Copa do Mundo e eles não estão com fome é um problema. Sabemos que não somos os favoritos, mas que é possível. Queremos ir além nesse campeonato, não estamos cansados. Desde o começo do torneio dizem isso, mas não dá para dizer isso estando nós nas semifinais, então ainda temos fome."

Marrocos passou em primeiro lugar no Grupo E da Copa do Mundo ao vencer Bélgica e Canadá e empatar com a Croácia. No mata-mata, eliminou Espanha nas oitavas de final e Portugal nas quartas de final para se tornar a primeira seleção africana e árabe a chegar nas semifinais. Regragui rejeita a ideia de que isso seja suficiente para seus comandados:

"Para as pessoas da África, todos que sonharam com esse momento, temos uma chance aqui e precisamos lutar por ela. Temos uma chance de reescrever os livros de história. Eu sou louco, sou um sonhador, sei que não somos favoritos, mas um pouco de loucura faz bem. Muitos comentaristas nos menosprezaram dizendo que cinco times da África na Copa do Mundo era demais e, bem, estamos aqui."

Elogios à torcida do Brasil

Como mostrou o UOL, cerca de dez mil marroquinos vão desembarcar em Doha nas próximas horas. São esperadas ao todo 20 mil pessoas do país na capital do Qatar para os jogos finais da Copa do Mundo — muitos sem ingressos, o que cria uma preocupação em relação à segurança.

Para Regragui, a "invasão" marroquina é razão só para elogios e comparações.

"Temos a melhor torcida do mundo, talvez como os argentinos e os brasileiros. Estou muito feliz porque agora é o mundo que nos admira. É gente que ama o país, ama sua seleção, eles vêm de todas as partes do mundo, pelo menos 20 mil pessoas que estão vindo e isso me deixa muito feliz, isso é muito importante para nós", disse, antes de completar:

"As pessoas às vezes não entendem nossa cultura e estamos aqui para mostrar. Representamos o jeito do Marrocos de jogar futebol, gente muito apaixonada, 20 mil pessoas vindo aqui para ver o jogo. Para um marroquino vir para o Qatar é muito caro, o mesmo para argentinos e brasileiros, então é importante dar orgulho a eles."

Marrocos e França se enfrentam nesta quarta-feira (14), às 16h (de Brasília), no estádio Al Bayt.

O UOL News Copa fala sobre o jogo Argentina x Croácia, o confronto dos camisas 10 Messi e Modric, a possibilidade de Marrocos eliminar a França de Mbappé, a escolha do novo técnico da Seleção Brasileira e mais! Confira: