Neymar recebe apelos e deve seguir defendendo seleção após a Copa
Classificação e Jogos
Depois da eliminação do Brasil nos pênaltis diante da Croácia na Copa do Qatar, Neymar colocou em xeque seu futuro na seleção brasileira, afirmando que não garantia sua continuidade. O UOL Esporte apurou que o atacante, nos últimos dias, recebeu diversas mensagens de companheiros e pessoas pedindo que continue vestindo a camisa amarela, e tende a seguir à disposição de quem vier a ser o novo treinador.
Duas fontes próximas ao camisa 10 da seleção relatam que ele foi contatado por várias personalidades do futebol, e principalmente atletas da ala mais jovem do time que disputou a Copa do Qatar. Uma delas, de Rodrygo, chegou a ser publicada por Neymar em sua própria conta no Instagram. Houve outros contatos, inclusive de pessoas de fora da seleção.
A fala de Neymar depois da derrota, de repensar o futuro, não foi da boca para fora. Neymar discursou na roda final entre os atletas depois da eliminação - foi o último a falar. Ainda visivelmente abatido, agradeceu a todos pelo trabalho realizado juntos, e repetiu o que havia dito diante dos microfones, dizendo que sua continuidade na seleção é incerta. O grupo, que hoje o tem como um dos seus líderes incontestáveis, ouviu em silêncio.
Nos dias que se seguiram, vieram as mensagens e contatos. Pessoas próximas de Neymar - a reportagem ouviu três - dizem que, atualmente, é bastante provável que ele siga atuando pela seleção. Por se tratar de uma decisão pessoal, ninguém quer falar em nome do jogador ou se identificar, mas todos considerariam surpreendente e inesperada uma aposentadoria da seleção.
Uma das fontes citou diretamente Lionel Messi: do Brasil, Neymar tem acompanhado a Copa do amigo e companheiro de PSG, que tem 35 anos. O desempenho do argentino do Mundial serve de motivação e sinaliza para o brasileiro que é possível uma "última dança" em alto nível em 2026.
Amigos e pessoas que convivem com Neymar são unânimes ao afirmar que defender a seleção brasileira sempre foi prioridade e uma paixão para o atacante, e a Copa do Mundo o seu objetivo máximo na carreira.
A seleção brasileira agora busca um novo treinador após a saída de Tite. O UOL Esporte revelou, com exclusividade, que um dos candidatos é o italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem ressaltado que só deve escolher um novo comandante em janeiro, juntamente com o novo diretor de seleções, que substitui Juninho Paulista.
O UOL News Copa fala sobre a decisão da Copa, o embate Messi x Mbappé, a seleção favorita, o psicológico dos jogadores brasileiros e mais! Confira:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.