Topo

Theo Hernández substitui irmão e vai à final pela França: 'jogo pelos dois'

Lucas e Theo Hernández, da França - Reprodução/seleção da França no Twitter
Lucas e Theo Hernández, da França Imagem: Reprodução/seleção da França no Twitter

Do UOL, em Santos (SP)

15/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Marrocos mudou o sistema de jogo e colocou três zagueiros para tentar segurar a França na semifinal da Copa do Mundo Qatar 2022. Logo aos cinco minutos, porém, um artilheiro improvável abriu o placar para os europeus: o lateral-esquerdo Theo Hernández. Esse roteiro não seria possível se não fosse a lesão de Lucas Hernández, irmão de Theo.

Já na estreia da França contra a Austrália, Lucas Hernández, de 26 anos, sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito e foi cortado. Theo, o irmão mais novo (25), assumiu a titularidade e prometeu honrar a vaga.

"Jogo pelos dois. Quando o técnico me convocou, ele [Lucas] ficou orgulhoso. Eu também fiquei, muito, por estar na Copa com ele. Então vieram as notícias ruins. Queríamos ele conosco, não é fácil para ele. Foi uma lesão grave. Quando o substituí, não foi fácil para mim. Vê-lo no chão, sabendo que não estava bem. Mas eu fiz o que tinha que fazer. Nos falamos todos os dias desde que ele partiu. Disse que temos de vencer todas partidas e levar a taça para ele", disse Lucas Hernández, antes da vaga na final após a vitória por 2 a 0 sobre Marrocos.

Lucas Hernández começou no Atlético de Madrid e foi para o Bayern de Munique, em 2019. Theo também foi revelado pelo Atlético de Madrid, mas demorou mais a se firmar. Ele atuou por empréstimo no Deportivo Alavés e Real Sociedad, não se adaptou ao Real Madrid e reforçou o Milan em 2019, onde virou titular absoluto.

Depois da parceria no Atlético de Madrid, os irmãos jogaram contra e não tiveram a oportunidade de atuar lado a lado na seleção francesa. Eles são da mesma posição, mas podem desempenhar outras funções: Lucas é também zagueiro no Bayern, enquanto Theo já teve chances no meio-campo.

Lucas Hernández esteve no time campeão do mundo em 2018, enquanto Theo só foi convocado pela primeira vez em 2021. Eles são os primeiros irmãos da França no mesmo time desde 1970, quando Herve e Patrick Revelli foram convocados juntos.

Relação conturbada

Ex-jogador de futebol, Jean-François Hernández, pai de Lucas e Theo, não tem contato com os filhos, como mostrou o "Marca" em publicação recente: "Não sei se meu pai está vivo ou não", disse Lucas, em 2019.

A família de Jean-François alega que a ex-esposa, Laurence Py , o afastou de Lucas e Theo. O pai assiste a França, mas não tem relação com os filhos.

"Ele assiste aos jogos sozinho, porque chora do começo ao fim. Ele sente muito a falta dos filhos, sofre. Não importa o dinheiro deles. Só queremos vê-los novamente, especialmente meu pai", disse a filha Lauris Hernández.

Jean-François Hernández morou na Tailândia e voltou para a França recentemente.

"Sei que ele espera que os filhos liguem para ele. Ele ama muito os filhos. Não posso imaginar como ele ficaria feliz se isso acontecesse", reiterou a filha.