Topo

Árbitro da final da Copa se emociona após ser escolhido: 'Como ser campeão'

O árbitro polonês Szymon Marciniak durante o jogo entre Austrália e Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar. 03/12/2022 - JUAN MABROMATA/AFP
O árbitro polonês Szymon Marciniak durante o jogo entre Austrália e Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar. 03/12/2022 Imagem: JUAN MABROMATA/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/12/2022 07h28

Classificação e Jogos

Szymon Marciniak, árbitro escolhido pela Fifa para apitar a final da Copa do Mundo entre Argentina x França, afirmou que ficou emocionado ao receber a notícia de que seria o responsável pelo apito na decisão do Mundial no domingo.

"É fantástico, era meu sonho quando eu era menino. Quando jovem, sonhava em jogar uma final e bem, agora tenho que jogar uma final como árbitro. Apitar uma final de Copa do Mundo é como ser campeão para mim", disse o polonês em entrevista ao site oficial da Fifa.

"Tive que trabalhar, me sacrificar muito e ser muito disciplinado para chegar a esse ponto da minha vida. Tenho que agradecer a Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz [árbitros assistentes] e muitos outros por tornarem nossos sonhos realidade. Também aos nossos familiares e amigos que testemunham o esforço que fazemos todos os dias e que é muito diferente do de um jogador", acrescentou.

Argentina x França: quem vai ser campeã da Copa do Mundo? Vote!

Resultado parcial

Total de 2234 votos
69,47%
Divulgação/Fifa
30,53%
Divulgação/Michael Regan/Fifa

Marciniak iniciou a carreira como árbitro em 2011, e sua primeira participação em Copas do Mundo foi em 2018, na Rússia.

Na corrida pela final da Copa, o árbitro de 41 anos desbancou o holandês Danny Makkelie — ele era o favorito, como afirmou Arnaldo Cezar Coelho ao UOL, mas a tensão do jogo entre Argentina e Holanda, pelas quartas de final, tiraram suas chances.

Nesta edição do Mundial, Marciniak já apitou partidas de Argentina e França: as oitavas de final dos argentinos contra a Austrália e o jogo da fase de grupos entre França x Dinamarca. O polonês exaltou os atletas das duas equipe e ressaltou a importância de sua concentração no duelo.

"Espero um grande jogo. Argentina e França têm grandes nomes e jogadores capazes de fazer coisas maravilhosas a qualquer momento. Por isso tenho que estar muito concentrado a cada segundo do jogo, não dá para perder a concentração", concluiu.

A final da Copa acontece neste domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail.