Topo

Fifa indica que emoção pesa a favor de 12 grupos com 4 equipes na Copa 2026

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante coletiva de imprensa - MATTHEW CHILDS/REUTERS
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante coletiva de imprensa Imagem: MATTHEW CHILDS/REUTERS
Igor Siqueira e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Doha

16/12/2022 10h02

Classificação e Jogos

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que a emoção das rodadas finais da primeira fase da Copa 2022 pesa na definição da fórmula do Mundial de 2026. Há duas opções: a competição com 16 grupos de três seleções ou 12 grupos de quatro equipes.

O UOL Esporte tinha publicado que os organizadores do Mundial planejavam o formato com com grupos de quatro. Seria uma mudança em relação à decisão inicial de grupos com três equipes. Em entrevista, Infantino confirmou essa tendência, embora não exista uma decisão tomada.

"Quando anunciamos a Copa do Mundo com 48 times, decidimos que seria com 16 grupos de três. Mas preciso dizer que vamos rediscutir", contou Infantino. "Eu preciso dizer que, depois desta Copa, do sucesso dos grupos de quatro, os grupos de quatro foram incríveis com emoção até o final."

O diretor de desenvolvimento do futebol, Arséne Wenger, já tinha dito que havia três opções: 1) grupos de três times 2) grupo de quatro seleções 3) dividido em dois lados de 24. Essa última possibilidade parece descartada.

Ainda não há uma data para decisão final. Mas, a ser confirmada a mudança, haverá um grande crescimento do número de jogos na Copa. Há uma dúvida sobre, após a fase de grupos, se haverá uma fase de mata-mata com 32 ou 16 times.