Topo

Fora por lesão, Benzema vira sombra sobre campanha da França na Copa

Karim Benzema participa de jogo-treino do Real Madrid na manhã desta quinta-feira (15) - Antonio Villalba/Real Madrid
Karim Benzema participa de jogo-treino do Real Madrid na manhã desta quinta-feira (15) Imagem: Antonio Villalba/Real Madrid

Rodrigo Mattos

Do UOL em Doha

16/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Em meio à euforia pela classificação à final, após a vitória sobre Marrocos por 2 a 0, o técnico Deschamps é perguntado sobre uma possível presença do atacante Benzema na decisão. Ele já não está com o time desde que sofreu uma contusão antes do Mundial. O treinador francês foi sucinto e pouco esclarecedor: "Prefiro passar a pergunta seguinte."

A resposta mostra o incômodo que o tema Benzema causa na França mesmo com a campanha vitoriosa na Copa-2022. O desconforto é alimentado tanto pela possibilidade de o jogador ter se recuperado da lesão quanto por mensagens do próprio atacante.

Em posts no Instagram, ele mistura imagens enigmáticas com imagens demonstrando apoio ao time francês. No início do Mundial, no final de novembro, colocou uma foto sua em uma bicicleta, o que daria a entender que poderia estar em fase final de recuperação. Nos dias prévios à final, pôs uma imagem de um homem ao telefone, o que já gera especulação se esperava uma chamada de volta ao time.

A contusão de Benzema ocorreu no dia 19 de novembro. Foi uma lesão no quadríceps da coxa esquerda sofrida durante um treino. Em comunicado, a federação francesa informou que ele "é obrigado a deixar o elenco do Mundial"

O atacante, no entanto, não foi cortado e, portanto, não foi substituído na lista francesa. E já voltou aos treinos no Real Madrid. Uma foto publicada na quinta-feira mostra ele participando de um jogo-treino do time espanhol nesta quinta-feira. Então, por que não se juntar ao grupo francês novamente?

Desde a sua saída, o time se consolidou com Giroud como centroavante. Ele já marcou quatro gols na Copa. Trata-se de um jogador querido por maior parte do grupo francês, principalmente Mbappé.

Enquanto isso, Benzema tem um perfil mais polêmico. Já ficou de fora da última Copa-2018 por ter sido acusado de se envolver em um esquema de chantagem contra o ex-companheiro de seleção Valbuena. Há defensores do atacante no elenco francês, mas ele está longe de ser uma unanimidade.

Assim como seu técnico, o vice-capitão do time Varane também foi bem rápido ao ser perguntado sobre a relação do time com Benzema. Afirmou que estava tudo bem, e que o atacante apoiava a seleção.

Só não se sabe como os jogadores e o técnico reagiriam a uma inesperada volta do melhor jogador do mundo ao Qatar. Nem que fosse só para torcer da arquibancada.