Topo

Jornal francês coloca Mbappé e Pelé na capa antes de final da Copa do Mundo

Mbappé comemora gol da França contra a Polônia na Copa do Mundo. - KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP
Mbappé comemora gol da França contra a Polônia na Copa do Mundo. Imagem: KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/12/2022 19h56

Classificação e Jogos

A decisão da Copa do Mundo colocará frente a frente neste domingo (18) Argentina e França. Se conquistar o título mundial sempre significa entrar para a história, no caso o francês o feito pode ser ainda mais especial. O país pode ser o primeiro bicampeão consecutivo em 60 anos. Só a possibilidade de alcançar esse feito já rendeu aos Bleus a comparação com o Brasil dos tempos de Pelé.

O L'Équipe divulgou na noite desta sexta-feira (16) a próxima capa do jornal. A primeira página do principal diário esportivo da França terá Pelé e Mbappé em destaque, comparando a trajetória do craque em ascensão com a história consagrada do Rei do Futebol.

"A história deles", diz a manchete do L'Équipe. "A França de Kylian Mbappé pode, se vencer domingo, se juntar ao Brasil, o último país a vencer duas Copas do Mundo consecutivas. O atacante dos Bleus se tornaria o primeiro jogador, desde Pelé, a ser duplamente consagrado. Com apenas 23 anos", escreve o jornal.

A última seleção a vencer duas Copas em sequência foi o Brasil, em 1958 e 1962. Aos 17 anos, Pelé surgiu como uma estrela do futebol no primeiro título mundial brasileiro, marcando seis gols em quatro jogos. Em 1962, o Rei se lesionou e participou apenas das duas primeiras partidas da seleção no torneio.

A foto de Pelé utilizada na capa do L'Équipe é de 1970, quando o Atleta do Século conquistou seu terceiro título mundial. Ele é recordista em títulos na história das Copas.

Capa do jornal L'Équipe deste sábado (17). - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Capa do jornal L'Équipe deste sábado (17).
Imagem: Reprodução/Twitter

Se ainda falta muito para Mbappé estar ao lado de Pelé entre os maiores da história do futebol, há semelhanças na trajetória. Também em sua primeira Copa do Mundo, o francês foi protagonista. O atacante marcou quatro gols e foi peça importante no título dos Bleus.

Nesta edição da Copa, Mbappé superou a própria marca de 2018. O camisa 10 da França tem cinco gols no Qatar.

A França de Mbappé pode ser a terceira seleção a conquistar o bicampeonato mundial consecutivo. Além do Brasil, a Itália alcançou o feito em 1934 e 1938.

França e Argentina se enfrentam no próximo domingo (18), às 12h (de Brasília), no Estádio Lusail.

Argentina x França: quem vai ser campeã da Copa do Mundo? Vote!

Resultado parcial

Total de 2234 votos
69,47%
Divulgação/Fifa
30,53%
Divulgação/Michael Regan/Fifa