Topo

Após 'perder cinco anos', Dembélé é esperança da França na final da Copa

Dembélé em entrevista coletiva na Copa do Mundo 2022 - REUTERS/Bernadett Szabo
Dembélé em entrevista coletiva na Copa do Mundo 2022 Imagem: REUTERS/Bernadett Szabo

Do UOL, em Santos (SP)

17/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Ousmane Dembélé pintou como craque no Borussia Dortmund e movimentou o mercado até chegar ao Barcelona como substituto de Neymar, em 2017. O atacante ambidestro custou a se adaptar, conviveu com várias lesões e agora é uma das esperanças da França na final da Copa do Mundo Qatar 2022 contra a Argentina.

Amanhã (18), a partir de 12h (de Brasília), no estádio Lusail, Dembélé será um dos coadjuvantes da França de Kylian Mbappé. E não ser o protagonista foi uma lição aprendida na marra.

"Eu era um jovem como todos os outros, mas consegui sair dessa situação. No entanto, nem tudo é como as pessoas imaginam. De 2017 a 2021, desperdicei muito o meu tempo. Perdi cinco anos da minha vida", disse Dembélé.

  • O Barcelona recebeu R$ 812 milhões na venda de Neymar ao PSG e pagou R$ 392 mi para tirar Dembélé do Borussia Dortmund.
  • Após cinco anos de oscilação, Dembélé vive um recomeço nessa temporada com o técnico Xavi. Ele ficou mais de um ano sem ser convocado para a seleção francesa, mas reconquistou a confiança de Didier Deschamps.
  • Nos cinco primeiros anos, Dembélé teve média de 30 jogos e apenas seis gols. Na atual época, ele já tem cinco gols e sete assistências em 20 partidas.

Aos 25 anos e em nova fase, Dembélé só não foi titular da França na Copa quando Didier Deschamps poupou os titulares diante da Tunísia. Ele tem duas assistências no Qatar e espera marcar o primeiro gol logo na final contra a Argentina para coroar a sua volta por cima.