Topo

Copa: Argentina classificada barrou arbitragem inglesa na final, diz jornal

Árbitro Anthony Taylor aciona o VAR durante a Copa do Mundo do Qatar - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Árbitro Anthony Taylor aciona o VAR durante a Copa do Mundo do Qatar Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2022 14h16

Classificação e Jogos

O jornal inglês The Times diz que o árbitro Anthony Taylor foi barrado por atletas da Argentina de apitar final contra a França na Copa do Mundo 2022 pelo contexto da Guerra das Malvinas.

A rixa histórica foi relembrada por alguns jogadores argentinos, após vitória e classificação sobre a Croácia na semifinal.

O que aconteceu?

  • O conflito entre Argentina e Reino Unido no século XX pode ter sido o motivo da Fifa barrar o inglês Anthony Taylor de apitar a grande decisão;
  • O árbitro era um dos principais nomes para estar na final, assim como outro britânico, Michael Oliver, que também foi vetado;
  • Quem vai apitar França e Argentina será o polonês Szymon Marciniak.
"Garantir a neutralidade é considerado uma prioridade para a Fifa e significa que os árbitros ingleses não seriam colocados em partidas envolvendo a Argentina [...] Embora não haja indícios de que os árbitros seriam influenciados, o objetivo é evitar situações em que as equipes envolvidas possam reclamar da nacionalidade dos juízes", diz trecho da publicação do The Times.

Em razão da forte rivalidade entre a Canarinho e a Albiceleste, nenhum árbitro brasileiro também poderia apitar a grande decisão, ainda de acordo com o portal. Opção viável seria o goiano Wilton Pereira Sampaio, mas o descarte teria ocorrido pelo motivo citado.

Argentina x França: quem vai ser campeã da Copa do Mundo? Vote!

Resultado parcial

Total de 2234 votos
69,47%
Divulgação/Fifa
30,53%
Divulgação/Michael Regan/Fifa