'É um absurdo serem só cinco africanos', diz técnico de Marrocos sobre Copa
Classificação e Jogos
Walid Regragui, técnico de Marrocos, voltou a falar sobre o número de vagas para africanos na Copa do Mundo. Hoje (17), a seleção marroquina, primeira do continente a chegar à semifinal, encerrou a participação histórica com o quarto lugar, depois de derrota por 2 a 1 para a Croácia.
Na visão do treinador, os europeus, que tiveram direito a 13 vagas no Qatar, estão acostumados a jogar a competição e, por isso, levam vantagem em relação aos adversários.
"Tem uma coisa que realmente me toca quando vejo fotos de crianças, porque para mim futebol faz sonhar, dá esperança, isso é no Marrocos e em vários lugares. Nós ensinamos as crianças a sonhar com a Copa do Mundo, a sonhar em ser jogadores. Esse é o impacto que terá no nosso país e vale mais que ser campeão, não tem preço. Tentaremos fazer isso de novo e chegar mais longe se for possível. O que queremos agora é estar entre os três melhores e, se continuarmos sonhando, um dia vamos ganhar a Copa do Mundo", iniciou o técnico.
"Por que os europeus têm ganhado as últimas Copas? Porque são muitos, porque ficaram experientes, porque estão sempre disputando. E disputando você aprende, mostra para as suas crianças e fica mais forte. Pelo número de países que temos na África, é um absurdo serem só cinco seleções classificadas para a Copa. Se mais jogassem, mais aprenderiam. Um dia estaremos aptos a vencer a Copa do Mundo", acrescentou.
O treinador, que acredita que Marrocos pode ser campeão do mundo no futuro, citou outras seleções africanas que já fizeram história na Copa e traçou um objetivo para o seu time: vencer um torneio continental para depois sonhar com o Mundial.
"Provamos que é possível ir longe com trabalho duro e desejo, e nosso desejo é ficar mais fortes, fortalecer esse DNA. Todos aprendem com as experiências, até que um time atinja o sonho de todas as seleções africanas, passo a passo. No meu país, não acreditavam e mostramos que estavam errados. Hoje fomos nós, ontem Senegal, Camarões. Nos próximos anos, queremos continuar melhorando e trabalharemos duro. Antes de ser dono do mundo, precisamos ser donos do continente, é o objetivo que queremos alcançar primeiro. Vida longa à África", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.