Topo
OPINIÃO

Messi será maior que Maradona se ganhar Copa? Comentaristas do UOL debatem

17/12/2022 10h27

Classificação e Jogos

Argentina e França disputam amanhã (18) a grande decisão da Copa do Mundo do Qatar, em jogo marcado para o meio dia (de Brasília). Em seu último jogo de Copa, Messi pode ganhar um argumento a mais para ser visto como um jogador maior que Maradona.

No UOL News Copa, transmitido diariamente a partir das 9 horas da manhã, os comentaristas Renato Maurício Prado, Walter Casagrandes Jr. e Rafael Oliveira falaram sobre o tamanho do jogo de amanhã para o camisa 10 argentino.

"Então o Messi amanhã está jogando para ser campeão do mundo, para ser o melhor da Copa e para empatar ou passar o Maradona?", questionou Casão.

"Exatamente isso. É pesado, mas ele é o Lionel Messi. Esse cara é capaz de fazer isso", disse RMP.

"A Argentina precisa muito dele para ser campeã. E se ele for campeão e jogar bem, é o melhor da Copa. E se for campeão, a grande maioria das pessoas concorda que passa o Maradona, ou pelo menos empata em popularidade no mundo, principalmente na Argentina, com o Maradona. Joga a vida, joga a história", avaliou Casão.

"O Messi é um jogador que passou a carreira inteira jogando jogo jogos decisivos, brilhando, acumulando títulos", disse Rafa. "É uma pressão diferente de tudo que ele já viveu a que ele vai ter nessa final. Verdade que ele já viveu isso em 2014, então não é algo tão novo para ele, mas da forma como ele chega nessa final, carregando, puxando uma Argentina, sendo o protagonista de uma Copa, a última da carreira dele, sendo um jogador que criou essa conexão com o povo argentino após o título da Copa América, acho que vai ser uma experiência única na carreira dele".

"A única final que ele jogou, jogou muito mal. Messi em 2014 contra a Alemanha não existiu. Parecia que estava alheio ao jogo. Então é a hora", disse RMP.

'O problema de Benzema é caráter'

Fora da decisão de amanhã, Benzema não consegue repetir na seleção o sucesso que tem no Real Madrid. Renato Maurício Prado defendeu a qualidade do jogador, mas apontou o problema que o afastou do grupo francês.

"Eu, se ele estivesse 100%, eu levaria e botaria no banco, pelo menos. Por que foi o melhor jogador do mundo. O problema do Benzema é, vou dizer, de caráter. De personalidade. O Benzema é um cara difícil, um cara que já não foi na última Copa justamente por problema de relacionamento. Ele só foi chamado para essa por que realmente foi o melhor mundo na temporada passada. Então o Deschamps ficou meio sem jeito de tirar", disse.

"Vamos lembrar o episódio do Benzema que mostra bem o caráter dele, aquela conversa dele que vazou no túnel, na entrada do campo Real Madrid, antes do Vinícius Jr se firmar, ele dizendo para um companheiro 'olha, não passa a bola para esse cara aqui não pois ele joga contra, quando tiver a bola passa para mim, mas não passa para ele não'. Essa conversa vazou, foi um escândalo. Depois que o Vini Jr. começou a jogar bem e dar passe para ele, aí ele virou o maior amiguinho do Vini", disse.

Vale a disputa de 3º?

Hoje (17), a partir do meio dia, Marrocos e Croácia disputam o penúltimo jogo da Copa, valendo a terceira posição do Mundial. O jogo divide opiniões, mas é defendido por Walter Casagrande.

"Vai falar para Marrocos, que chegou pela primeira vez na semifinal e vão falar que eles não vão jogar, que não vai ter terceiro e quarto. Para eles, hoje, é a maior história do futebol do Marrocos é chegar e ganhar da Croácia e pegar terceiro lugar numa Copa", disse Casão.

"Para a Croácia, que foi vice em 2018, deu uma queda emocional, foi eliminada, tomou de três, a Argentina atropelou. Talvez os jogadores da Croácia até pensassem 'pô, preferia não jogar'. Mas o outro lado quer jogar. O outro lado é aquela seleção que está fazendo a maior história de uma seleção africana numa Copa do Mundo", continuou.

Os melhores da Copa

Os comentaristas também foram convidados a montarem suas seleções, escalando os times ideais com os jogadores que disputaram a Copa do Mundo no Qatar. Só um jogador brasileiro conseguiu aparecer em uma escalação.

Mais um escândalo para o Qatar

O jornalista Jamil Chade foi convidado para falar sobre mais uma polêmica envolvendo o país-sede da Copa do Mundo. Desta vez o Qatar está sendo investigado por corromper o parlamento europeu.

"O que o Qatar vem fazendo nos últimos 10 anos é comprando seu lugar no mundo. Por que ele pararia nas compras oficiais? O que ele fez foi justamente ir atrás daqueles que poderiam blindá-los de qualquer crítica internacional", disse Jamil Chade.

Confira o programa na íntegra: