Artista cria beijo de Messi e Mbappé com braçadeiras proibidas pelo Qatar
Classificação e Jogos
No dia em que a Copa do Mundo do Qatar chega ao fim, uma imagem de Lionel Messi e Kylian Mbappé chama a atenção no Passeig de Gràcia, uma das principais avenidas de Barcelona. Argentina e França decidem o título mundial neste domingo (18), às 12h (horário de Brasília).
O artista italiano TVBoy, conhecido por suas obras de protesto em favor do coletivo LGBTQIA+, criou uma pintura com um beijo entre o argentino e o francês. O local foi escolhido estrategicamente: a imagem está a poucos metros do Consulado do Qatar na capital catalã.
Além do beijo, a imagem também mostra os dois jogadores usando braçadeiras com a frase "One Love", semelhantes às que seriam usadas por capitães de seleções europeias, mas que acabaram proibidas durante o Mundial.
TVBoy, o autor da obra, já ficou famoso por um grafite com estética semelhante em 2017, no qual Messi e Cristiano Ronaldo se beijavam.
A obra do artista italiano foi vista pela primeira vez no fim da tarde de sábado. A lei no Qatar prevê penalidades para qualquer homem que "instigue ou induza outro homem a cometer imoralidades". Isso significa que manifestações pelos direitos LGBTQIA+ podem ser enquadradas dentro desta lei.
Durante a Copa do Mundo, houve casos de repressão a manifestações dentro e fora de estádios, incluindo a ameaça de punição esportiva às seleções cujos capitães usassem braçadeiras com o arco-íris e até mesmo um incidente com brasileiros que faziam fotos com uma bandeira do Estado de Pernambuco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.