Topo

Com pênalti na final, Argentina estabelece novo recorde em Copas do Mundo

Veja fotos do encerramento e da grande final da Copa do Mundo do Qatar

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/12/2022 12h42

Classificação e Jogos

Aos 20 minutos do primeiro tempo da final da Copa do Mundo, Di María foi derrubado por Dembélé na área francesa e o árbitro marcou pênalti. Dois minutos depois, Messi converteu a cobrança e abriu o placar para a seleção argentina.

A penalidade máxima na decisão foi a quinta marcada a favor da Argentina na Copa do Mundo, um recorde em uma só edição desde 1966, de acordo com dados da Opta. A marca anterior foi estabelecida no Mundial disputado na Inglaterra, e só havia sido igualado uma vez desde então.

A seleção portuguesa que tinha Eusébio como destaque foi a primeira a ter quatro pênaltis marcados a favor. Em 1966, os portugueses terminaram a Copa do Mundo na terceira posição. Em 1978, a Holanda foi outra seleção que atingiu a marca.


Na semifinal da atual edição, na vitória por 3 a 0 sobre a Croácia, a Argentina já havia igualado o recorde com o pênalti convertido pelo camisa 10. Agora, os argentinos estabelecem uma nova marca.

Os cinco pênaltis a favor da Argentina foram batidos por Lionel Messi. Na primeira fase, ele marcou dessa forma na derrota por 2 a 1 diante da Arábia Saudita, e perdeu uma penalidade na vitória por 2 a 0 sobre a Polônia, na terceira rodada.

Já no mata-mata, o camisa 10 voltou a fazer um gol a partir da marca da cal nas quartas de final, contra a Holanda, em partida que terminou empatada em 2 a 2 - os argentinos venceram na disputa de pênaltis.

Argentina x França: quem vai ser campeã da Copa do Mundo? Vote!

Resultado parcial

Total de 2234 votos
69,47%
Divulgação/Fifa
30,53%
Divulgação/Michael Regan/Fifa