Topo
OPINIÃO

Qual a melhor seleção: França ou Argentina? Comentaristas do UOL escolhem

18/12/2022 09h43

Classificação e Jogos

Argentina e França se encontram hoje (18), ao meio dia (de Brasília), na grande decisão da Copa do Mundo do Qatar. Comandandas por Messi e Mbappé, as duas seleções buscam seus tricampeonatos, sendo que os franceses tentam um bi consecutivo que não acontece há 60 anos em Mundiais.

No UOL News Copa, transmitido diariamente a partir das 9 horas da manhã, os comentaristas Walter Casagrande Jr., Renato Maurício Prado, Rafael Oliveira e Thiago Arantes avaliaram os dois times, colocando cara a cara os protagonistas da grande partida, em busca de uma avaliação para saber se alguém leva vantagem no confronto de logo mais.

A "seleção" montada a partir deste exercício revelou uma superioridade francesa, que teve sete jogadores selecionados contra apenas quatro argentinos.

No duelo do banco de reservas, vantagem da França também, que viu Didier Deschamps ser o escolhido pelos comentaristas apesar dos muitos elogios feitos a Lionel Scaloni.

Os escolhidos da Argentina foram: o goleiro Martinez, Enzo Fernandez, Messi e Julián Álvarez. Já a França levou a melhor com Koundé, Varane, Upamecano, Theo Hernandez, Tchouameni, Griezmann e Mbappé.

A Copa da vida de Messi

Em sua segunda final de Copa, Messi disputa também seu último jogo em Mundiais. Para Casagrande, existem diferenças claras entre o Messi de hoje e o de oito anos atrás, quando a Argentina perdeu a final para a Alemanha.

"Entrando em 2014, a energia da seleção argentina, da torcida e do Messi é outra. Ele veio para a Copa do Mundo para ser a última, para ser o melhor do mundo e ser campeão. É um foco. O foco do Messi é diferente. A relação do Messi com o torcedor, com o país, tudo é diferente", disse Casão.

"Lá no PSG eu acho que ele não se sente muito bem. Acho que nunca se enquadrou direito ali, naquele esquema", disse. "Nesse momento ele se sente melhor na seleção argentina".

"Apesar de ter dado mais assistências lá, mas aqui são sete jogos apenas. Esse vai ser o sétimo jogo dele. Sete jogos, cinco gols, o número de assistências que ele deu. Enfim, está sendo perfeito, está sendo a Copa da vida dele essa daqui", disse.

Em seleções, Mbappé está na frente

Para Renato Maurício Prado, apesar de Messi já ser mais consagrado no mundo do futebol, quando o assunto é seleções, Mbappé leva vantagem.

"Em termos de seleção o Mbappé está bem à frente do Messi. Bem à frente. O Mbappé está disputando a segunda Copa dele, já tem um título e está na final. O Messi está chegando na segunda final? Sim, ok, mas o Messi está na quinta Copa dele", disse.

"Em termos de rendimento, de aproveitamento com a camisa da seleção de seu país, o Mbappé está bem a frente do Messi. Agora, é lógico, se o Messi conquistar o título é quase que um fecho de ouro para o Messi com a camisa argentina. Onde custou a ganhar título. O primeiro título importante do Messi na Argentina foi a Copa América no Brasil", disse.

Messi x Mbappé: o maior duelo da história?

Companheiros no PSG, Messi e Mbappé serão rivais hoje em um duelo que deve entrar para a história do futebol mundial como um dos grandes encontros de craques.

"Para mim é o maior duelo desde 94. Desde Baggio e Romário, por que o Ronaldo e Zidane de 98 não aconteceu, né? E o Zidane não era o que ele se tornou. A final de 98 é o que transforma ele num super craque mundial, e o Ronaldo, entre aspas, nem jogou aquela final", disse Thiago Arantes.

Confira o programa na íntegra