Topo

A Copa como vitrine: dez jogadores que entraram na mira de grandes clubes

Enzo Fernández foi eleito o melhor jovem da Copa e deve deixar o Benfica Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, em Barcelona

20/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

A Copa do Mundo de 2022 coroou o tricampeonato da Argentina e deu a Lionel Messi a taça que faltava em sua vitoriosa carreira. Para jogadores menos famosos — em diferentes níveis — o Mundial também significou uma vitrine.

Como em todas as Copas, o Qatar apresentou ao planeta atletas antes pouco conhecidos, mas que agora já estão na mira de grandes clubes do futebol mundial. O UOL escolheu 10 deles, que podem mudar de equipe já nas próximas semanas, ganhando ainda mais destaque nos próximos anos.

Enzo Fernández - 21 anos (Argentina/Benfica) - Eleito o melhor jogador jovem da Copa, o volante que arrumou o meio-campo da Argentina não deve ficar por muito mais tempo no Benfica, um clube conhecido por vender (muito bem) seus jogadores. Ele já está na mira do Liverpool.

Ounahi sai da Copa-22 como revelação e está na mira de gigantes Imagem: Getty Images

Azzedine Ounahi - 22 anos (Marrocos/Angers) - Uma das grandes surpresas da Copa-22, o meio-campista marroquino será um dos principais alvos na janela de transferências de janeiro. O Angers, lanterna do Campeonato Francês, ficou pequeno para ele. Barcelona e Arsenal estão na lista de interessados.

Sofyan Amrabat - 26 anos (Marrocos/Fiorentina) - Peça fundamental no sistema defensivo do semifinalista Marrocos, o volante da Fiorentina deve trocar o futebol italiano pela Premier League. O irmão do jogador já afirmou que Liverpool e Tottenham fizeram consultas sobre uma possível transferência.

Gvardiol com a medalha de bronze: zagueiro foi um dos melhores da posição na Copa Imagem: JACK GUEZ / AFP

Josko Gvardiol - 20 anos (Croácia/RB Leipzig) - Para muitos o melhor zagueiro da Copa, o jovem croata está nos planos de pelo menos dois gigantes. Nas últimas semanas, a imprensa inglesa noticiou que o Chelsea já reservou o dinheiro para tirá-lo do RB Leipzig; o Real Madrid também gostou do que viu e pode entrar na disputa.

Harry Souttar - 24 anos (Austrália/Stoke City) - O gigante de 1,98m foi o melhor jogador da surpreendente campanha australiana no Qatar. Por jogar na Championship (a segunda divisão da Inglaterra), o passo natural é que ele vá para um clube da Premier League. Tottenham e Everton já mostravam interesse antes da Copa.

Gakpo marcou três gols na Copa e foi o destaque da seleção holandesa Imagem: MANAN VATSYAYANA / AFP

Cody Gakpo - 23 anos (Holanda/PSV) - Uma das revelações da Copa do Mundo, o artilheiro holandês no torneio (3 gols) deve finalmente sair do futebol de seu país nos próximos meses. O técnico Eric ten Hag já pediu a contratação ao Manchester United, mas o Arsenal deve entrar na briga.

Mislav Orsic - 29 anos (Croácia/Dínamo de Zagreb) - Autor do golaço que deu o terceiro lugar à Croácia na Copa e responsável pela assistência que tirou o Brasil nas quartas de final, Orsic brilha há anos no Dínamo de Zagreb. A Copa deve finalmente levá-lo a um centro maior. O Nottingham Forest, da Inglaterra, é um dos interessados.

Ritsu Doan comemora gol do Japão sobre a Espanha Imagem: Dylan Martinez/Reuters

Ritsu Doan - 24 anos (Japão/Freiburg) - Reserva em grande parte da preparação para a Copa, Doan ganhou a posição durante o Mundial e marcou gols nas vitórias sobre Alemanha e Espanha na fase de grupos. O desempenho deve tirá-lo do Freiburg nos próximos meses. A Roma, do técnico José Mourinho, está de olho nele.

Moises Caicedo - 21 anos (Equador/Brighton) - Destaque do Equador na Copa do Mundo, o volante brilhou mesmo com a eliminação dos sul-americanos na primeira fase. Ele já está na Premier League, onde defende o Brighton, mas a tendência é alçar voos mais altos: Liverpool, Chelsea e Manchester United estão na disputa.

Gue-Sung Cho - 24 anos (Coreia do Sul/Jeonbuk Hyundai) - O artilheiro sul-coreano passou de 20 mil para quase 3 milhões de seguidores no Instagram e recebeu centenas de pedidos de casamento em seu país. Os dois gols na Copa também renderam propostas de clubes: o Celtic, da Escócia, é quem está mais perto de contratá-lo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, a Argentina venceu a Copa do Mundo de 2022. O erro foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A Copa como vitrine: dez jogadores que entraram na mira de grandes clubes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Copa do Mundo 2022