A Copa como vitrine: dez jogadores que entraram na mira de grandes clubes
Classificação e Jogos
A Copa do Mundo de 2022 coroou o tricampeonato da Argentina e deu a Lionel Messi a taça que faltava em sua vitoriosa carreira. Para jogadores menos famosos — em diferentes níveis — o Mundial também significou uma vitrine.
Como em todas as Copas, o Qatar apresentou ao planeta atletas antes pouco conhecidos, mas que agora já estão na mira de grandes clubes do futebol mundial. O UOL escolheu 10 deles, que podem mudar de equipe já nas próximas semanas, ganhando ainda mais destaque nos próximos anos.
Enzo Fernández - 21 anos (Argentina/Benfica) - Eleito o melhor jogador jovem da Copa, o volante que arrumou o meio-campo da Argentina não deve ficar por muito mais tempo no Benfica, um clube conhecido por vender (muito bem) seus jogadores. Ele já está na mira do Liverpool.
Azzedine Ounahi - 22 anos (Marrocos/Angers) - Uma das grandes surpresas da Copa-22, o meio-campista marroquino será um dos principais alvos na janela de transferências de janeiro. O Angers, lanterna do Campeonato Francês, ficou pequeno para ele. Barcelona e Arsenal estão na lista de interessados.
Sofyan Amrabat - 26 anos (Marrocos/Fiorentina) - Peça fundamental no sistema defensivo do semifinalista Marrocos, o volante da Fiorentina deve trocar o futebol italiano pela Premier League. O irmão do jogador já afirmou que Liverpool e Tottenham fizeram consultas sobre uma possível transferência.
Josko Gvardiol - 20 anos (Croácia/RB Leipzig) - Para muitos o melhor zagueiro da Copa, o jovem croata está nos planos de pelo menos dois gigantes. Nas últimas semanas, a imprensa inglesa noticiou que o Chelsea já reservou o dinheiro para tirá-lo do RB Leipzig; o Real Madrid também gostou do que viu e pode entrar na disputa.
Harry Souttar - 24 anos (Austrália/Stoke City) - O gigante de 1,98m foi o melhor jogador da surpreendente campanha australiana no Qatar. Por jogar na Championship (a segunda divisão da Inglaterra), o passo natural é que ele vá para um clube da Premier League. Tottenham e Everton já mostravam interesse antes da Copa.
Cody Gakpo - 23 anos (Holanda/PSV) - Uma das revelações da Copa do Mundo, o artilheiro holandês no torneio (3 gols) deve finalmente sair do futebol de seu país nos próximos meses. O técnico Eric ten Hag já pediu a contratação ao Manchester United, mas o Arsenal deve entrar na briga.
Mislav Orsic - 29 anos (Croácia/Dínamo de Zagreb) - Autor do golaço que deu o terceiro lugar à Croácia na Copa e responsável pela assistência que tirou o Brasil nas quartas de final, Orsic brilha há anos no Dínamo de Zagreb. A Copa deve finalmente levá-lo a um centro maior. O Nottingham Forest, da Inglaterra, é um dos interessados.
Ritsu Doan - 24 anos (Japão/Freiburg) - Reserva em grande parte da preparação para a Copa, Doan ganhou a posição durante o Mundial e marcou gols nas vitórias sobre Alemanha e Espanha na fase de grupos. O desempenho deve tirá-lo do Freiburg nos próximos meses. A Roma, do técnico José Mourinho, está de olho nele.
Moises Caicedo - 21 anos (Equador/Brighton) - Destaque do Equador na Copa do Mundo, o volante brilhou mesmo com a eliminação dos sul-americanos na primeira fase. Ele já está na Premier League, onde defende o Brighton, mas a tendência é alçar voos mais altos: Liverpool, Chelsea e Manchester United estão na disputa.
Gue-Sung Cho - 24 anos (Coreia do Sul/Jeonbuk Hyundai) - O artilheiro sul-coreano passou de 20 mil para quase 3 milhões de seguidores no Instagram e recebeu centenas de pedidos de casamento em seu país. Os dois gols na Copa também renderam propostas de clubes: o Celtic, da Escócia, é quem está mais perto de contratá-lo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.