Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Em alta na Ásia, Felipão é sondado para assumir seleção chinesa em 2020

Felipão durante partida Palmeiras e Avaí pelo Campeonato Brasileiro - Amanda Perobelli/Reuters
Felipão durante partida Palmeiras e Avaí pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/11/2019 04h00

Luiz Felipe Scolari pode voltar a trabalhar na China. Segundo apurou a De Primeira, o treinador foi sondado e é um dos nomes mais cotados pela federação local para assumir a seleção nacional em 2020. A tendência, porém, é de qualquer decisão só ser tomada após o término do campeonato local, em dezembro. Curiosamente, o treinador brasileiro substituiria outro campeão mundial Marcello Lippi. Felipão ganhou a Copa de 2002 pelo Brasil, enquanto Lippi triunfou com a Itália quatro anos depois.

O italiano e o brasileiro já tiveram sucesso à frente do Guangzhou Evergrande. Além do interesse da seleção chinesa, o Beijing Guoan também está na disputa para tentar contratar Scolari. O time ocupa a terceira colocação no campeonato nacional, mas ainda com chance de assumir a liderança e garantir o título, que será definido em dezembro. (Por José Eduardo Martins)

São Paulo vê departamento médico esvaziar após a chegada de Fernando Diniz

Uma das principais críticas da torcida do São Paulo nesta temporada era o grande número de jogadores vetados pelo departamento médico. Após a chegada de Fernando Diniz, no fim de setembro, o clube viu a situação mudar. O departamento de futebol comemorou o fato de não perder mais atletas por causa de lesões. Contra o Ceará, além de Pablo (suspenso), só Joao Rojas e Everton não têm condições de entrar em campo. A dupla se recupera de contusões sofridas antes da contratação do treinador. Internamente foi elogiado o fato de jogadores como Juanfran e Liziero serem poupados quando os exames apontavam uma maior probabilidade de lesão. (Por José Eduardo Martins)

Mais SPFC: Leco explica para base aliada saída em reunião e fala de déficit

O presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, conversou com alguns conselheiros que integram grupos de sua base nesta semana. O dirigente justificou que saiu mais cedo da última reunião do Conselho Deliberativo por causa de um motivo particular. Além disso, abordou o déficit acumulado neste ano, de R$ 77 milhões até agosto. O mandatário disse que vai tomar as medidas necessárias para melhorar os números até o fim de 2019 e explicar os dados na próxima reunião do Conselho. A tendência é de o clube negociar a transferência de alguns jogadores para diminuir a dívida. Leco tem sido alvo de críticas internas e da torcida. (Por José Eduardo Martins)

Carlinhos Neves recusa oferta do Corinthians

O Corinthians fez uma proposta para o preparador físico Carlinhos Neves. Segundo apurou a De Primeira, Tiago Nunes indicou o preparador físico para a cúpula do Alvinegro. No entanto, o profissional recusou a oferta para se manter concentrado em alguns projetos pessoais. Nunes havia recebido boas referências de diversas pessoas que trabalharam com Neves, que também já exerceu outras funções em comissões técnicas em seus últimos clubes. Carlinhos Neves se destacou no São Paulo como preparador, no período em que o clube conquistou Mundial, Libertadores e Brasileiro. Neste ano, ele chegou a trabalhar novamente no clube do Morumbi, mas pediu demissão durante a pausa no nacional para a disputa da Copa América. Nestes últimos meses, o preparador preferiu se dedicar aos projetos particulares e não fechar com algum clube. (Por José Eduardo Martins)

Sem Bolsonaro, Witzel vai em avião da CBF para banquete e final do Fla

Sem a presença do presidente Jair Bolsonaro, caberá a Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, ocupar o espaço de maior autoridade da cena política brasileira na final entre Flamengo e River Plate. O político embarcará hoje (22) no avião da CBF, que transportará cartolas rumo ao palco da final. Em Lima, ele irá no jantar de gala da Conmebol, além de marcar presença na decisão. Antes aliados, o presidente e o governador romperam e travam uma briga já de olho na eleição presidencial de 2022. (Por Leo Burlá e Rodrigo Mattos)

Conmebol veta uso de nome fan fest por proteção de marca da Fifa

A final da Libertadores conta com uma enorme área dedicada ao evento, com atrações para crianças e exposições de itens históricos e troféus. Consagrado pela Fifa como Fan Fest, este espaço teve de ser rebatizado pela Conmebol, já que a marca é licenciada pela entidade que comanda o futebol mundial. Para não ter problemas comerciais, o local recebeu o nome de "Embajada del Hincha" (Embaixada do Torcedor). (Por Leo Burlá e Rodrigo Mattos)

Sem dinheiro, Cruzeiro abdica de torneio de base e foca em Copa SP

O Cruzeiro está fora da Copa Ipiranga Sub-20. Sem dinheiro em caixa até o fim do ano, o clube reduziu o investimento nas divisões de base e não conseguirá enviar a equipe para jogar o torneio. A De Primeira apurou que a cúpula não terá condições de arcar com os custos da viagem de toda a delegação para o Rio Grande do Sul, onde ocorre a competição. Os jogos são disputados entre a partir de 30 de novembro e o campeonato se encerra ainda em dezembro de 2019. A ideia da diretoria cruzeirense é economizar em relação à ida da equipe para levar os garotos para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio de base do Brasil. A competição é disputada a partir de janeiro. (Jeremias Wernek e Thiago Fernandes)

Europeus vão substituir Cruzeiro, Fla, Santos e SPFC

Além do Cruzeiro, as equipes de Flamengo, Santos, São Paulo também estão fora da Copa RS sub-20, que começa no último final de semana de novembro. A alegação dos clubes é foco na Copa São Paulo, em janeiro. Ainda assim, o torneio organizado pela FGF terá 20 equipes graças a dois participantes inéditos. O Hammarby, da Suécia, e Midtjylland, da Dinamarca. Disputada desde 2006, primeiramente como Campeonato Brasileiro sub-20 e depois com nome de Copa Ipiranga sub-20, a competição já recebe equipes da América Latina há anos. Mas é a primeira vez que terá times da Europa em campo. Os suecos estão na chave de Grêmio, River Plate, Nacional-URU e Corinthians. Os dinamarqueses atuarão no grupo de Inter, Nacional-COL, Talleres-ARG e Atlético-MG.

Único diretor do Atlético em festa do Mineiro chega com duas horas de atraso

O Atlético-MG enviou apenas um membro da diretoria ao coquetel de lançamento do Campeonato Mineiro 2020, na noite da última quarta-feira (20). Porém, o diretor de estádios Lucas Couto apareceu com mais de duas horas de atraso ao evento. Quando ele chegou ao Mineirão, local do evento, os principais dirigentes da Federação Mineira de Futebol (FMF) já haviam deixado o espaço. Nem mesmo o presidente Adriano Aro se encontrava no lugar reservado. Durante a cerimônia, o único representante do clube era o advogado Lucas Ottoni. Os principais nomes da cúpula - o presidente Sérgio Sette Câmara, o vice Lásaro Cândido Cunha e o diretor de futebol Rui Costa - preferiram não ir ao estádio. América-MG e Cruzeiro, por outro lado, enviaram dirigentes representando seus clubes ao local.

Preparador físico da base é mais um a trocar o Santos pelo Athletico

O preparador físico Juliano Vallim, que trabalhava com as categorias sub-20 e sub-23 no Santos, deixou o clube na última semana rumo ao Athletico-PR. O profissional já havia recebido outras propostas durante o ano de clubes da Série A, mas preferiu seguir no Peixe. As categorias de base passam por uma reformulação na Vila Belmiro, mas ainda não havia decisão alguma sobre as comissões técnicas. Vallim irá trabalhar com a equipe sub-23 no Athletico, que disputa o estadual. Antes do preparador, o executivo jurídico Rodrigo Gama, o zagueiro Bambu e o meia Cittadini já haviam trocado o Peixe pelo Furacão. Fernando Volpato, William Thomas e Everson Rocha fizeram o caminho inverso, além de Paulo Autuori e Jorge Andrade, que já passaram pelo clube do Paraná. (Por Eder Traskini)