Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Corinthians: Insistência com centroavantes contribuiu para queda de Mancini

Atacante Jô e técnico Vagner Mancini em dia de treinamento no CT Joaquim Grava - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Atacante Jô e técnico Vagner Mancini em dia de treinamento no CT Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

18/05/2021 04h00

A pressão externa foi considerada, mas, para a diretoria do Corinthians, a decisão de demitir Vagner Mancini já vinha sendo discutida antes mesmo das eliminações na Copa Sul-Americana e também no Paulista. O técnico até poderia permanecer no cargo caso houvesse algum sinal de evolução da equipe. O entendimento nos bastidores, porém, foi de que o treinador se perdeu em suas convicções e foi intransigente em aspectos táticos.

Uma das reclamações internas era sobre a insistência de Mancini em jogar com um centroavante, mesmo com Jô em péssima fase e o jovem Cauê rendendo pouco em seus primeiros minutos como profissional. Na maioria das partidas desta temporada, o treinador montou a equipe desta forma e, mesmo pressionado, não buscava alternativas. No segundo tempo do Dérbi, já com a eliminação praticamente sacramentada, o treinador, então, optou enfim por tirar um camisa 9 (Cauê) e colocar um meia-atacante (Mateus Vital) como tentativa de mudança na partida. Foi o sinal passado à direção de que o comandante havia se perdido e que, consequentemente, era o momento oportuno para realizar a mudança.

Sky renova acordo com CBF para patrocinar uniforme de árbitros no Brasileirão

A Sky, segunda maior operadora de TV paga do Brasil, renovou com a CBF um acordo de patrocínio na camisa dos árbitros das séries A, B e do Campeonato Brasileiro. O acordo também passará a cobrir a Copa do Brasil a partir da 3ª fase da competição. O contrato vale até o fim da atual temporada em 2021. A De Primeira apurou que o acordo custou aos cofres da operadora mais de R$ 2,5 milhões. A marca ficará exposta nas mangas da arbitragem. (Por Gabriel Vaquer)

Warner fecha acordo com cinco marcas para transmissão do Brasileirão

A Warner fechou nesta semana todos os seus patrocinadores para a transmissão do Campeonato Brasileiro 2021, que começa no dai 29 de maio. Ao todo, serão cinco marcas nos jogos exibidos pela TNT Sports: Bradesco, Claro, Fiat, Ipiranga e SportingBet. Destes, Bradesco e SportingBet renovaram seus acordos em relação ao ano passado. Claro, Fiat e Ipiranga são os novos anunciantes. É o recorde de anunciantes com a competição nacional desde que a empresa passou a exibir a competição, em 2019. Os valores não foram divulgados pela Warner. (Por Gabriel Vaquer)

Atlético-MG não ficará com zagueiro referendado por Zico

O Atlético-MG não exercerá o direito de compra do zagueiro Bueno, emprestado pelo Kashima Antlers, do Japão, no meio do ano passado. Com apenas nove partidas realizadas pelo clube mineiro, o jogador de 25 anos não se firmou entre as opções para a posição e, sem atuar em 2021, não está nos planos da diretoria. Pedido por Sampaoli e com "aval" de Zico, que chegou a conversar com o treinador argentino ao telefone, Bueno entrou em campo pela última vez em 25 de novembro, quando foi titular do Galo na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo. O vínculo do zagueiro se encerra no fim do mês. (Por Henrique André)

Inter: frase de Edenilson após o Gre-Nal gerou incômodo interno

Não caiu bem no Beira-Rio a declaração de Edenilson, do Inter, na saída de campo após a vitória do Grêmio pela primeira final do Campeonato Gaúcho. O experiente meio-campista afirmou que teria faltado inteligência ao time, depois de sair à frente no placar. A leitura é que a manifestação deu margem para mais contestações da torcida e uma possível turbulência antes de a decisão ser concluída. A diretoria do Internacional e até integrantes da comissão técnica se mostraram desconfortáveis com a afirmação do jogador, o que lhe foi comunicado. Tanto que, ontem (17), Edenilson entendeu que deveria conceder uma nova entrevista, coletiva, para tentar esclarecer sua frase. (Por Jeremias Wernek)

Gestor do Santos pede afastamento temporário por sequelas da covid-19

Membro do comitê de gestão do Santos, José Renato Quaresma pediu afastamento temporário do cargo devido a complicações pós-covid-19. O gestor foi diagnosticado com o vírus e se recuperou, mas está lidando com sequelas da doença. Por causa disso, aliás, ele sequer participou da votação pela contratação de Fernando Diniz como novo técnico. Com sua ausência, o gerente de futebol Jorge Andrade tem dado sequência nas renovações e conversado com o mercado por reforços. (Por Gabriela Brino)

Zagueiro Rhodolfo é oferecido ao Cruzeiro

O departamento de futebol do Cruzeiro tem recebido contatos de agentes do mercado da bola oferecendo jogadores para o clube, que inicia a disputa da Série B no fim de maio. Um dos atletas indicados ao time celeste foi o zagueiro Rhodolfo, atualmente no Coritiba. Com a chegada de Henrique, que deixou o futebol português para retornar ao Coxa, a concorrência na defesa vai aumentar. Já na reserva atualmente, Rhodolfo perderá ainda mais espaço na equipe e seu estafe procura outros destinos. (Por Guilherme Piu)