Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Caboclo faz campanha intensa, e CBF teme desfecho favorável ao presidente

Rogério Caboclo, presidente da CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Rogério Caboclo, presidente da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/07/2021 04h00

Apesar de ter resolvido temporariamente a situação de Rogério Caboclo, afastando-o da presidência da CBF por até 60 dias, a diretoria da entidade —tanto eleitos quanto contratados— ainda não tem segurança e teme um eventual desfecho favorável para o dirigente no caso de assédio moral e sexual pelo qual foi denunciado. Isso não diz respeito a um desfecho na comissão de ética, mas sim na votação entre as federações, prevista pelo estatuto para confirmar a deposição de um presidente.

Caboclo tem feito uma campanha intensa nos bastidores para angariar aliados. Das 27 federações, ele fica no cargo se conseguir sete a seu favor. Um ponto central na muito provável assembleia futura é sobre a transparência dos votos. O caso é inédito. Segundo alguns juristas, o estatuto é omisso nesse detalhe. Há quem entenda que o voto é secreto. Outros, aberto. Há uma via que sustenta que essa decisão terá que ser tomada no dia, definido a favor do lado que tiver maioria simples.

Se a votação for secreta, há um cenário encorajador para os que ainda se posicionam ao lado de Caboclo.

Flamengo estuda jogo em Brasília para festejar parceria com BRB

A direção do Flamengo estuda mandar uma partida no Mané Garrincha ainda neste mês de julho. A ideia dos rubro-negros é badalar o aniversário de um ano de parceria com o BRB, patrocinador master do clube. Como o estádio de Brasília estava cedido à Copa América, o Fla teve de esperar mais um pouco. A partida contra o São Paulo, no dia 25 deste mês, é uma boa possibilidade, mas os rubro-negros ainda adotam a prudência por conta de questões de logística e do estado do gramado. (Por Leo Burlá)

Flamengo agora fica sem gerente no marketing

Menos de dois meses após preencher a vaga de diretor de marketing, o Flamengo está sem gerente da pasta. Bernardo Pontes deixou o clube nesta semana para investir em projetos pessoais. O diretor é Marcos Senna, ex-Conmebol, contratado após um processo seletivo que durou mais de mês. O Fla ainda não definiu como preencherá a vaga que é estratégica para desenvolvimento de ações do programa sócio-torcedor, por exemplo. (Por Igor Siqueira)

Ângelo chama atenção de Diniz em treino e deve ganhar minutos no Santos

Após o empate do Santos em 0 a 0 com o Sport, na última quarta-feira, o atacante Ângelo chamou a atenção do técnico Fernando Diniz na tarde de ontem (1), na atividade dos reservas. O atacante não vai a campo há sete jogos. O comandante santista conversou de forma reservada com o jovem de 16 anos para elogiá-lo após o bom desempenho. O Menino da Vila deve ganhar alguns minutos no próximo jogo. Carlos Sanchez, "padrinho" dos meninos da base, já havia notado a queda de rendimento do garoto e o "adotou" nesta semana, com a intenção de dar alguns toques para animá-lo. O próximo compromisso do Peixe é fora de casa, contra o América, no sábado (4). (Por Gabriela Brino)