Fàbregas, Piqué e mais cinco do Barça: Como seria a seleção da Catalunha
Em meio à violenta repressão ao referendo separatista da Catalunha, Gerard Piqué, ativista pela independência da comunidade autônoma, se emocionou em entrevista concedida após a vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Las Palmas. O jogador cogitou deixar a seleção espanhola caso seja considerado um problema para a equipe nacional.
Mas e se Piqué ajudasse a Catalunha a obter sucesso na causa e transformasse a comunidade em país independente? Como ficaria a nova seleção nacional? Ao lado de Sergi Busquets e Cesc Fàbregas, o zagueiro provavelmente seria uma das referências técnicas da equipe, que poderia ser montada com seis jogadores do Barcelona.
Veja, a seguir, como poderia ficar a seleção catalã de futebol.
-
Goleiro: Casilla
Não confunda com Iker Casillas, ídolo do Real Madrid: Kiko Casilla, goleiro de 31 anos de idade, defende o clube da capital espanhola desde 2015, quando assinou contrato de cinco temporadas. Apesar de ser reserva, já defendeu a "Fúria" em uma partida, jogando como reserva em amistoso contra a Alemanha em 2014.
-
Lateral-direito: Vidal
Aos 28 anos de idade, Aleix Vidal defende o Barcelona desde 2015, tendo vencido o Campeonato Espanhol uma vez e a Copa do Rei duas vezes como opção para a lateral-direita do clube. Defendeu a seleção da Espanha em uma partida amistosa contra a Costa Rica em 2015, quando ainda defendia as cores do Sevilla.
-
Zagueiro: Piqué
Jogador do Barcelona desde 2008, Gerard Piqué defende a seleção espanhola desde 2009. Hoje aos 30 anos de idade, tem os títulos da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012 a serviço da Fúria, sendo um dos destaques da vencedora geração do país.
-
Zagueiro: Bartra
Revelado no Barcelona, Marc Bartra defende as cores do Borussia Dortmund desde 2016. Zagueiro de 26 anos de idade, o jogador já disputou 12 partidas pela seleção espanhola de futebol, que defende desde 2013.
-
Lateral-esquerdo: Alba
Aos 28 anos de idade, Jordi Alba, que defende o Barcelona desde 2012, é um dos destaques da geração espanhola que venceu a Eurocopa de 2012. O lateral canhoto defende a seleção do país desde 2011, acumulando 55 jogos e seis gols com a camisa da "Fúria".
-
Volante: Busquets
Revelado no Barcelona, Sergio Busquets defende o clube catalão desde 2007 e seria uma das referências técnicas da Catalunha. O jogador de 29 anos de idade é um dos destaques da Espanha, já que defende a equipe nacional desde 2009 e soma 99 jogos e dois gols pela "Fúria". Foi campeão da Copa do Mundo de 2010 e pela Eurocopa de 2012.
-
Meio-campista: Sergi
Revelado pelo Barcelona, o versátil Sergi Roberto, que pode jogar também como lateral-direito, defende o clube catalão desde 2009. Hoje aos 25 anos de idade, já tem um gol em três partidas pela seleção espanhola, tendo sido convocado pela primeira vez no ano passado.
-
Meio-campista: Fàbregas
Hoje aos 30 anos de idade, Cesc Fàbregas seria forte candidato à camisa 10 da seleção catalã. Jogador do Chelsea desde 2014, o meio-campista tem 15 gols em 110 jogos pela Espanha, que o convocou pela primeira vez em 2006. Foi campeão da Copa do Mundo em 2010 e da Eurocopa em 2008 e 2012.
-
Ponta-direita: Tello
Revelado pelo Espanyol e com passagem pelo Barcelona, Cristian Tello, de 26 anos de idade, foi adquirido em definitivo pelo Real Betis para a temporada 2017/2018. Depois de jogar a Olimpíada de 2012 pela Fúria, foi convocado uma vez para a seleção principal em 2013, jogando como titular em amistoso contra o Equador. Desde então, não foi mais chamado.
-
Ponta-esquerda: Deulofeu
Revelado pelo Barcelona, Gerard Deulofeu foi contratado em definitivo pelo clube catalão antes da temporada 2017/2018 graças à cláusula de recompra presente em seu contrato com o Everton. O jogador defende a seleção espanhola desde 2014 e, em quatro jogos pela equipe nacional, marcou um gol.
-
Centroavante: Bojan
Mais um jogador revelado pelo Barcelona, Bojan Krkic, de 27 anos de idade, foi emprestado pelo Stoke City para o Alavés para a temporada 2017/2018. Em 2008, quando ainda defendia as cores do clube catalão, jogou uma partida pela Espanha contra a Armênia, sua única pela Fúria até hoje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.