UOL Esporte Futebol
 

Goleiro Bruno (c) defende pênaltis e dá título do Estadual do Rio ao Flamengo

03/05/2009 - 18h27

Nos pênaltis, Flamengo leva o tri e é o novo "rei" do Rio de Janeiro

Pedro Ponzoni e Raphael Raposo
No Rio de Janeiro
Sobrou emoção na grande final do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, neste domingo, no Maracanã. Após 90 minutos, com um empate em 2 a 2, gols de Kléberson para o Flamengo, e Juninho e Túlio Souza para o Botafogo, o Rubro-Negro venceu nos pênaltis por 4 a 2, e faturou o seu quinto tricampeonato e, de quebra, se transformou no maior vencedor da competição, superando o Fluminense: 31 a 30.

Além disso, o técnico Cuca quebrou a sina de nunca ter conseguido um título e o Botafogo, pelo terceiro ano consecutivo, perdeu a decisão do Estadual para o Flamengo.

Na decisão por pênaltis, o goleiro Bruno pegou as cobranças do zagueiro Juninho e do volante Leandro Guerreiro. No tempo normal, quando o Flamengo vencia por 2 a 0, o camisa 1 também defendeu a penalidade batida pelo atacante Victor Simões.

"Valeu por tudo. É sensacional ganhar mais um campeonato com a camisa do Flamengo. A torcida também é fantástica. A decisão contra o Botafogo foi muito disputada, mas conseguimos nos superar e levar o título", vibrou Bruno.

Antes de a bola rolar, muitos disseram que Ney Franco poderia surpreender e escalar o atacante Reinaldo e o meia Maicosuel. Porém, lesionados, ambos, é claro, não atuaram. Já no Flamengo, Cuca, em cima da hora, sacou Zé Roberto e colocou o jovem Erick Flores no ataque, ao lado de Emerson.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
19min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Ibson levanta na área, Eduardo corta e Kléberson manda de cabeça para o gol. Antes dela entrar, Ronaldo Angelim toca para o fundo da rede.Porém, o árbitro dá gol de Kléberson.
30min - Túlio Souza cobra falta para dentro da área, a bola passa por todo mundo e "explode" no travessão de Bruno.
35min - Juan bate falta para dentro da área, a bola passa por todo mundo, mas Renan, no reflexo, evita o gol do Flamengo.
38min - GOOOOLLLL DO FLAMENGO!!! Na cobrança de falta, Ibson rola para Kléberson. O volante chuta, ela desvia em Alessandro, toca na trave direita de Renan e entra.
SEGUNDO TEMPO
2min - O Botafogo tem pênalti, quando Juan coloca a mão na bola dentro da área no chute de Alessandro. Victor Simões bate e Bruno defende.
16min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Juninho cobra falta e acerta o ângulo direito de Bruno.
18min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Túlio Souza recebe na frente e toca a bola para o fundo da rede na saída de Bruno.
22min - Ibson recebe a bola dentro da área e chuta para a grande defesa do goleiro Renan.
PÁGINA DO FLAMENGO
PÁGINA DO BOTAFOGO
TABELA INTERATIVA DO RIO
ANDRADE, J. CÉSAR OU DIDA?
PAULISTINHA, CAJU, DONIZETE?
Por se tratar de uma final, o jogo começou equilibrado, com as duas equipes se estudando. Porém, aos poucos, empurrado pela torcida, maioria absoluta no Maracanã, como já aconteceu no primeiro jogo da decisão, o Flamengo passou a dominar as ações.

O primeiro gol era questão de tempo. E ele saiu, aos 19 minutos, por intermédio de Kléberson. Em desvantagem, o Botafogo, atuando no 3-6-1, com Victor Simões muito isolado na frente, era perigoso apenas nas bolas paradas. Numa delas, Túlio Souza acertou o travessão de Bruno.

Mesmo com o susto, o Flamengo continuava melhor em campo. Para dar uma tranquilidade maior ao time para o segundo tempo, o volante Kléberson, aos 38 minutos, aumentou o placar para o time rubro-negro. O tricampeonato estava cada vez mais próximo da Gávea.

Percebendo que a situação estava complicada, Ney Franco resolveu adiantar o time do Botafogo e voltou para o segundo tempo como o atacante Jean Carioca no lugar do zagueiro Emerson. Com isso, o Alvinegro saiu do 3-6-1 para o tradicional 4-4-2.

Porém, independentemente da alteração, o Botafogo foi para o tudo ou nada. E teve a chance de diminuir o placar, aos dois minutos, com Victor Simões, mas o atacante alvinegro desperdiçou a cobrança de pênalti, com Bruno fazendo uma grande defesa.

Apesar do baque, o Botafogo continuou em cima. Aos 16, de falta, Juninho diminuiu. Dois minutos depois, Túlio Souza deixou tudo igual na final e colocou emoção pura na grande decisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Flamengo é o maior campeão do Rio de Janeiro! Pode parar com o estadual...
BLOG DO JUCA KFOURI
O Flamengo, por sua vez, parou de jogar. Para tentar mudar algo, Cuca, aos 35 minutos, tirou Emerson e colocou Josiel. Antes, quando o placar ainda estava 2 a 0, Obina substituiu Erick Flores.

A partida ganhou em emoção nos minutos, até porque qualquer gol definiria o título estadual. Além disso, aos 47 minutos, o zagueiro Fábio Luciano, que deve encerrar a carreira no futebol, colocou a mão na bola e foi expulso.

FLAMENGO 2 (4) x (2) 2 BOTAFOGO

Flamengo
Bruno; Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Willians, Ibson, Kléberson e Juan; Erick Flores (Obina) e Emerson (Josiel).
Técnico: Cuca

Botafogo
Renan; Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson (Jean Carioca); Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza (Rodrigo Dantas), Eduardo e Thiaguinho (Gabriel); Victor Simões.
Técnico: Ney Franco

Data: 03/05/2009 (domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Vinícius da Vitória Nascimento
Público: 78.393 (pagantes) e 84.027 (presentes)
Renda: R$ 1.989.415,00
Cartões amarelos: Ibson, Willians, Aírton e Fábio Luciano (Flamengo). Emerson, Leandro Guerreiro, Túlio Souza e Victor Simões (Botafogo).
Cartão vermelho: Fábio Luciano, aos 47 minutos do segundo tempo (Flamengo).
Gols: Kléberson, aos 19 minutos; e Kléberson, aos 38 minutos do primeiro tempo. Juninho, aos 16 minutos; e Túlio Souza, aos 18 minutos do segundo tempo.
Pênaltis: Kléberson (1 a 0); Léo Silva (1 a 1); Juan (2 a 1); Juninho (2 a 1); Aírton (3 a 1); Gabriel (3 a 2); Leonardo Moura (4 a 2) e Leandro Guerreiro (4 a 2).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host