Topo

Ano pré-Copa é o melhor desde 'era Zagallo', e Dunga se consolida no cargo

Carlos Padeiro<br>Em Mascate (Omã)

18/11/2009 12h38

A seleção brasileira encerra a temporada de 2009 com motivos para comemorar. Além do título na Copa das Confederações e da classificação ao Mundial da África do Sul, essa foi a melhor campanha, em anos que antecedem a Copa, desde 1997. Com 14 vitórias, dois empates e uma derrota, Dunga superou as críticas e consolidou-se no comando.



Há 12 anos, o time nacional, à época comandado por Zagallo, teve um aproveitamento de 87,5% - 20 vitórias, três empates e uma derrota. Agora, os números são um pouco inferiores, 86,2%.

Em 2005, ano que precedeu o Mundial da Alemanha, o selecionado de Carlos Alberto Parreira somou 70,8% dos pontos que disputou. Em 2001, quando Emerson Leão abriu a temporada e depois perdeu o cargo para Luiz Felipe Scolari, o desempenho foi de 46,6%.

"Classificamos [para a Copa] antecipadamente, ganhamos da Argentina lá dentro... Tudo isso é fruto do trabalho de três anos e meio, da dedicação dos jogadores, da busca pelo resultado. O grupo está muito feliz", orgulhou-se Dunga, na terça-feira, após o triunfo sobre Omã por 2 a 0, no último amistoso do ano.

Em 2008, o treinador esteve ameaçado de perder o emprego, após tropeços em casa diante de Argentina, Bolívia e Colômbia. A reação começou no último amistoso da temporada - goleada por 6 a 2 sobre Portugal.

"Foi um ano muito bom. Futebol é resultado, e os resultados estão aí. O trabalho do Dunga tem de ser respeitado. É preciso exaltá-lo pelo que vem fazendo nesses três anos e meio. Agora é dar continuidade, mas claro que a Copa é diferente", analisou o goleiro Júlio César.

Dunga costuma dizer que de nada adiantará as atuais conquistas se ocorrer um fracasso na África do Sul. "Daqui sete meses, começa tudo de novo", decretou, referindo-se ao início do próximo Mundial.

A seleção volta a se reunir somente em março, para o último amistoso oficial antes da convocação para a Copa. O elenco está praticamente formado, e são poucas as dúvidas na cabeça do treinador gaúcho. Em dezembro, acontece o sorteio dos grupos, e Dunga estará presente.


Em Mascate (Omã)","publicationDate":"20091118123800"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2009/11/18/ano-pre-copa-e-o-melhor-desde-era-zagallo-e-dunga-se-consolida-no-cargo.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="esporte/esporte.futebol.ultimas-noticias">