UOL Esporte Futebol
 
10/12/2009 - 11h32

Partida contra a pobreza de Ronaldo e Zidane será no Estádio da Luz

Das agências internacionais
Em Lisboa (Portugal)

O ex-capitão da seleção francesa, Zinedine Zidane, e o atacante do Corinthians, Ronaldo, disputarão a sétima edição da partida contra a pobreza no próximo dia 25 de janeiro, no Estádio da Luz, casa do Benfica, de Portugal.

Será a primeira vez que os dois jogadores atuarão na mesma equipe no evento beneficente, contra o Benfica All Stars, time composto por jogadores do atual plantel do clube português e alguns ex-futebolistas, segundo o Benfica divulgou em um comunicado nesta quinta-feira.

O evento, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Fundação Benfica, pretende chamar a atenção sobre a necessidade do “trabalho conjunto como ferramenta para combater a pobreza global”.

“Na luta para acabar com a pobreza, ninguém é espectador”, disse Ronaldo na nota. O atacante do Corinthians lembrou que só se alcançarão em 2015 os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas “se trabalharmos juntos, na mesma equipe”.

Neste sentido, Zidane, atual embaixador do Real Madrid, falou que é preciso “compromisso, vontade e trabalho em equipe” para cumprir tais metas, que incluem reduzir a taxa de mortalidade infantil, a pobreza extrema e combater enfermidades como o vírus do HIV.

O presidente do Benfica e da Fundação, Luis Filipe Vieira, se mostrou “feliz por colaborar com o projeto”. “O futebol é uma boa maneira de unir as pessoas em torno de uma boa causa. O Benfica é muito mais que um clube de futebol, e quer assumir uma responsabilidade social de grande dimensão”, falou Vieira.

Tanto Ronaldo, jogador em atividade, quanto Zidane, aposentado em 2006, são embaixadores da Boa Vontade das Nações Unidas. Metade da arrecadação da partida do próximo dia 25 de janeiro será destinada a projetos de desenvolvimento social promovidos pela Fundação Benfica em países africanos que falam português. A outra metade dos recursos será administrada pelo PNUD.

Nas edições passadas da partida contra a pobreza, os benefícios obtidos financiaram projetos no Brasil, Colômbia, Cuba, El Salvador e países da África e Ásia. Os ingressos serão vendidos a partir do dia 21 de dezembro, e custarão 10 euros.

Apesar da iniciativa positiva, a presença de Ronaldo no evento deve desfalcar o Corinthians em duas partidas do Campeonato Paulista. No dia 24 de janeiro, um dia antes do jogo beneficente em Portugal, o time joga contra o Oeste. No dia 27, enfrenta o Mirassol.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host