UOL Esporte Futebol
 
13/12/2009 - 19h52

Brasil tem dificuldades, mas vence o México e fica perto da final

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Érika exibe o bíceps após marcar o 2º gol do Brasil

    Érika exibe o bíceps após marcar o 2º gol do Brasil

O discurso cauteloso adotado durante a semana pelo técnico Kleiton Lima a respeito da seleção mexicana foi justificado neste domingo, no complicado duelo do Brasil pela segunda rodada do Torneio Cidade de São Paulo. No estádio do Pacaembu, a equipe verde-amarela passou por apuros, mas conseguiu derrotar as rivais por 3 a 2 e ficar a um empate da vaga na decisão.

Com gols de Marta, Érika e Cristiane, a seleção brasileira conquistou sua segunda vitória e assumiu a liderança da primeira fase do campeonato, com seis pontos. A China, que perdeu para o Chile na preliminar, tem três pontos – assim como as sul-americanas. O México, que perdeu duas vezes, é lanterna. As duas equipes mais bem colocadas nesta etapa fazem a final, dia 20 de dezembro.

O Brasil teve um início de jogo fulminante e levou apenas 3min para abrir o marcador. O primeiro gol da seleção verde-amarela foi anotado pela atacante Marta, que cobrou falta de uma distância razoável buscando o ângulo da goleira Sophia Perez – a mexicana chegou a espalmar a bola, que ricocheteou no travessão, nas costas da mão direita da arqueira e caiu junto às redes.

Empolgada, a equipe do Brasil ampliou sua vantagem 2min depois. A lateral-direita Maurine pegou rebote da goleira Perez após cruzamento de Cristiane e bateu rasteiro em direção à pequena área. A bola passou entre as pernas de duas zagueiras mexicanas e coube à atacante Erika empurrar para o gol.

A goleada que se desenhava, porém, acabou não saindo no primeiro tempo. O México, aliás, conseguiu descontar aos 28min, aproveitando um vacilo da defesa brasileira. A zagueira Renata Costa perdeu a bola na intermediária para a atacante Monica Ocampo, que progrediu sozinha até a entrada da área e venceu a goleira Andréia com um chute cruzado e rasteiro.

Antes do intervalo, a seleção anfitriã no Pacaembu quase marcou o terceiro após Marta invadir a área e driblar Sophia Perez, mas a finalização parou no pé da trave. No segundo tempo, entretanto, o Brasil passou a falhar mais vezes na defesa e motivou as adversárias, que levaram perigo durante a primeira metade da etapa decisiva.

Mesmo sob pressão, a equipe alcançou o terceiro gol aos 23min. Marta fez boa jogada pela direita e cruzou na área para Cristiane subir mais que a defesa adversária e cabecear firme. Aos 27min, o México anotou seu segundo gol com um chute de Dinora Garza, de fora da área, no ângulo de Andréia. O Brasil ainda passou por apuros nos minutos finais com a pressão das adversárias, mas segurou o placar por 3 a 2 e o resultado positivo.

Primeira vitória:

Na preliminar deste domingo, a seleção do Chile comemorou sua primeira vitória no futebol feminino. O país sul-americano, que montou a equipe recentemente, superou a China por 1 a 0 e seguiu com chances de classificação para a final. A autora do gol do triunfo chileno foi a atacante Daniela Mancilla, aos 17min do primeiro tempo, aproveitando bate e rebate na área chinesa.

A terceira – e última – rodada do Torneio Cidade de São Paulo será disputada na quarta-feira, dia 16 de dezembro. Na preliminar, às 19h30 (de Brasília), o Chile desafia o México, enquanto o Brasil joga para definir sua classificação contra a China às 21h50.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host