UOL Esporte Futebol
 
21/12/2009 - 08h20

Messi busca coroar "ano perfeito" com prêmio de melhor jogador da Fifa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Após bater dois anos na trave, Lionel Messi surge como o principal favorito para levar o prêmio de melhor jogador do ano da Fifa. O prêmio coroaria um 2009 especial para o atacante. Além de ajudar o Barcelona a conquistar seis títulos neste ano, o jogador tem grandes chances de ser o primeiro argentino a receber o prêmio da entidade. A expectativa terminará nesta segunda-feira, quando o vencedor será conhecido em uma cerimônia em Zurique, a partir das 17h (horário de Brasília).

Em 2007 e 2008, Messi viu Kaká e Cristiano Ronaldo ficarem com o troféu. Neste ano, porém, os dois jogadores do Real Madrid devem ficar para trás na disputa. O argentino foi um dos maiores destaques da campanha perfeita do Barcelona neste ano. O time espanhol conquistou todos os títulos que disputou: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa Europeia, Supercopa da Espanha e o Mundial de Clubes da Fifa.

No torneio disputado em Abu Dhabi, aliás, Messi se tornou o herói da conquista dos blaugranas. O Barcelona arrancou um empate por 1 a 1 com o Estudiantes no tempo normal, quando Messi pouco apareceu em campo. Na prorrogação, porém, o argentino mostrou seu poder de decisão: com o peito, ele concluiu para as redes um cruzamento de Daniel Alves para dar o título ao Barça.

Para fortalecer as apostas em torno da escolha de Messi, um fato chama a atenção. Nos últimos quatro anos, o vencedor da Bola de Ouro também foi o ganhador do prêmio da Fifa – na sequência, Ronaldinho, Cannavaro, Kaká e Cristiano Ronaldo. Com uma votação recorde, o argentino levou o troféu oferecido pela revista France Football em 2009.

No prêmio da Fifa, os eleitores são os técnicos e capitães de cada uma das seleções reconhecidas pela entidade. Na votação, eles não podem escolher um compatriota. Além de Messi, Kaká e Cristiano Ronaldo, outros dois jogadores do Barcelona estão na disputa: os meio-campistas Xavi e Iniesta.

Caso surpreenda e seja o escolhido, Cristiano Ronaldo repetirá o feito de Ronaldinho e Ronaldo. Até agora, os brasileiros são os únicos a ganhar o prêmio da Fifa em duas edições seguidas. O meio-campista levou o troféu em 2004 e 2005, enquanto o atacante foi o eleito em 1996 e 1997.

O Brasil domina a lista de ganhadores do prêmio. Desde 1991, quando foi criado, o troféu ficou oito vezes nas mãos dos brasileiros. Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Ronaldinho (2004 e 2005), Romário (1994), Rivaldo (1999) e Kaká (2007) receberam a honraria.

Em busca da supremacia

Entre as mulheres, Marta e Birgit Prinz buscam um recorde. Tanto a brasileira como a alemã ganharam três vezes o troféu de melhor jogadora da Fifa. As duas estão entre as cinco finalistas e podem se isolar no posto de maior vencedora do prêmio – entre os homens, Zinedine Zidane e Ronaldo também contam com três conquistas.

Marta ainda tem a chance de levar o troféu pelo quarto ano consecutivo. Para isso, ela precisa derrotar sua compatriota Cristiane. As duas se destacaram pelo Santos, levando o clube paulista aos títulos da Libertadores e Copa Brasil. A meio-campista foi ainda vice-campeã da liga norte-americana pelo Los Angeles Sol. De quebra, foi a artilheira e considerada a melhor jogadora da competição.

Cristiane, por sua vez, foi a goleadora da Libertadores. Além das brasileiras e de Prinz, a alemã Inka Grings e a inglesa Kelly Smith também estão na briga pelo prêmio da Fifa.

Além destas premiações, a cerimônia contará com duas novidades. O autor do gol mais bonito receberá o prêmio Ferenc Puskas. Os atacantes Nilmar e Grafite estão entre os dez finalistas. Também será divulgada a seleção do ano, de acordo com eleição realizada pela Fifpro (sindicato dos jogadores).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host