UOL Esporte Futebol
 
21/12/2009 - 07h01

No prêmio Fifa, Marta pode alcançar o tetra e superar Ronaldo e Zidane

Felipe Held
Em São Paulo

Os nomes Ronaldo Luís Nazário de Lima e Zinedine Yazid Zidane podem ficar para segundo plano nesta segunda-feira. Não que os craques brasileiro e francês estejam fadados ao ostracismo, mas uma personalidade do esporte, de igual genialidade em seu 1,60m de altura, pode desbancar ambos no prêmio de melhor do mundo da Fifa. Trata-se de Marta Vieira da Silva, a alagoana de Dois Riachos, candidata ao seu quarto troféu na cerimônia. 

AS CINCO FINALISTAS DO PRÊMIO FIFA DO FUTEBOL FEMININO

MARTA
(BRA)
CRISTIANE (BRA)
BIRGIT PRINZ (ALE)
INKA GRINGS (ALE)
KELLY SMITH (ING)

Marta, bem é verdade, não tem em seu currículo o título da Copa do Mundo como o atacante do Corinthians e o meia ex-Real Madrid – em 2007, ela chegou a perder um pênalti na final contra a Alemanha, e o Brasil ficou com o vice. Mas, aos 23 anos de idade, ela é grande candidata ao título que conquistou de forma seguida nas últimas três temporadas. Atualmente, a camisa 10 do Brasil, do Los Angeles Sol e do Santos está empatada com Ronaldo, Zidane e, também, a atacante alemã Birgit Prinz, todos com três prêmios.

OS GRANDES GANHADORES DA PREMIAÇÃO DA FIFA

3 TÍTULOS
Marta, Ronaldo (BRA),
Zidane (FRA) e Prinz (ALE)
2 TÍTULOS
Ronaldinho (BRA) e
Mia Hamm (EUA)

Já experiente no evento de gala da Fifa, Marta não deixa a ansiedade tomar conta de si em momento algum. “Minha expectativa é sempre boa”, comentou a jogadora, que, embora seja a atual tricampeã, afasta de si um possível favoritismo: “Todas as cinco finalistas fizemos por merecer. Agora, não adianta pensar muita coisa. Temos que esperar.”

A alagoana está ciente da possibilidade de deixar para trás, ao menos em relação ao prêmio Fifa, nomes consagrados do futebol mundial. E mantém a humildade em relação a este tema. “Fico muito honrada, mas tudo isso aconteceu naturalmente”, discursa.

Em 2009, Marta foi vice-campeã da Liga Norte-Americana pelo Los Angeles Sol. Depois, reforçou o time estrelado do Santos nos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores e fechou o ano com a conquista do Troféu Cidade de São Paulo, pela seleção. As alemãs, porém, aparecem como ameaças para o reinado da brasileira.

Este ano, a Alemanha conquistou a Eurocopa ao golear a Inglaterra por 6 a 2 na decisão. Prinz foi mais uma vez indicada ao prêmio da Fifa – assim como Inka Grings, artilheira do torneio europeu. Das britânicas, Kelly Smith aparece como candidata, correndo por fora.

Além delas, a lista das cinco finalistas é completada pela brasileira Cristiane, que no ano levantou os mesmos títulos de Marta – só não chegou à decisão da Liga Norte-Americana. Terceira melhor do mundo nos dois últimos anos, a paulista de Osasco está menos confiante do que no passado.

“Eu tinha mais chances em 2008, pois tinha disputado uma Olimpíada”, argumenta Cristiane. “Nesta temporada, as outras adversárias disputaram torneios mais importantes, como a Eurocopa. Já me sinto vitoriosa e feliz por estar entre as cinco finalistas”, assegura.

Embora Marta surja como principal candidata ao título pela indubitável habilidade com a bola, a Fifa promete que a premiação deste ano será “uma das mais emocionantes” já realizadas. A cerimônia será realizada na cidade de Zurique, na Suíça, e tem início marcado para as 17h (de Brasília).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host