UOL Esporte Futebol
 
21/12/2009 - 08h25

Rivalidade entre Barcelona e Real Madrid marca disputa por prêmio da Fifa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A rivalidade entre Barcelona e Real Madrid ultrapassou os limites dos gramados em 2009. A equipe blaugrana tem a chance de fechar o ano com uma superioridade sobre o rival que dificilmente será repetida. Além de conquistar os títulos dos seis torneios dos quais participou, o Barça pode completar a festa nesta segunda-feira, com a provável escolha de Lionel Messi como melhor jogador do ano pela Fifa.

Em campo, o Barcelona levou os títulos da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa Europeia, Supercopa da Espanha e Mundial de Clubes da Fifa. Além disso, Messi já recebeu a Bola de Ouro, prêmio oferecido pela revista France Football ao melhor jogador da temporada.

JOGADORES QUE JÁ LEVARAM O PRÊMIO

Barcelona Ronaldo (1996, 1997), Ronaldinho (2004, 2005), Rivaldo (1999), Romário (1994)
Real Madrid Figo (2001), Ronaldo (2002), Zidane (2003), Cannavaro (2006)

Caso haja uma surpresa e Messi não ganhe o troféu da Fifa, o Barcelona ainda assim pode sentir o gosto de superar os Merengues. Entre os cinco finalistas, estão os meio-campistas Xavi e Iniesta. Pelo lado do Real Madrid, Cristiano Ronaldo e Kaká tentam impedir uma nova coroação do atacante argentino.

Em teoria, o futebol espanhol dominou completamente a relação dos principais indicados à premiação da Fifa. No entanto, cabe lembrar que Cristiano Ronaldo e Kaká só defenderam o Real Madrid a partir do segundo semestre. Os dois jogadores foram as contratações mais caras da história do futebol, mas ainda colhem os frutos por suas atuações no Manchester United e no Milan, respectivamente.

Desde a criação do prêmio pela Fifa, em 1991, Barcelona e Real Madrid dominam a lista dos vencedores. A vantagem pertence aos blaugranas, cujos jogadores levaram o troféu seis vezes (em 1996 e 1997, Ronaldo, além de defender o Barcelona, ele também jogou por PSV e Internazionale em metade da temporada). Os Merengues vêm logo a seguir, com quatro. No entanto, em 2002 e 2006, Ronaldo e Cannavaro, respectivamente, atuaram em outros clubes no primeiro semestre – no caso, Internazionale e Juventus.

Em 2009, o Barcelona viveu um "ano perfeito" e não deu chances ao seu maior adversário. Como resposta, o Real Madrid montou um novo elenco "galáctico" para desbancar o time catalão. Para o próximo ano, a rivalidade entre as duas equipes promete novas disputas acirradas, tanto dentro como fora das quatro linhas.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host