UOL Esporte Futebol
 
22/12/2009 - 11h41

Cristiano Ronaldo reúne 20 mil torcedores em visita ao Uzbequistão

Das agências internacionais
Em Moscou (RUS)

O astro português Cristiano Ronaldo reuniu nesta terça-feira mais de 20 mil torcedores no estádio do Bunyodkor, em Tashkent, capital do Uzbequistão. O jogador do Real Madrid, que perdeu a eleição da Fifa de melhor jogador do mundo nesta segunda-feira para Lionel Messi, participou de um jogo de exibição e deu dicas para jovens jogadores do Bunyodkor, clube treinado por Luiz Felipe Scolari, e de outras equipes deste país da Ásia Central.

Além de explicar alguns detalhes técnicos e tácticos aos jovens, Cristiano Ronaldo aproveitou para mostrar a sua habilidade dentro de campo e ensinar os segredos das cobranças de faltas às promessas uzbeques. “Foi uma festa para a cidade. O estádio estava lotado. Todos queriam ver Cristiano de perto”, destacou uma fonte ouvida pela agência de notícias EFE.

O jogador do Real Madrid também se reuniu com dirigentes da Federação de Futebol do Uzbequistão e visitou o Museu do Futebol do país. Segundo especulações, o meia-atacante teria recebido 600 mil euros pela sua visita relâmpago a Tashkent, aproveitando a folga de Natal no Campeonato Espanhol.

O Ministério da Cultura e Arte do Uzbequistão desenvolve um programa de apoio aos clubes de futebol infantis e juvenis e convida regularmente grandes estrelas do esporte para visitar o país. Em novembro, os jovens uzbeques receberam a visita de Samuel Eto’o. No ano passado, Leo Messi, atual melhor jogador do mundo, visitou Tashkent.

Dois companheiros de Messi no Barcelona, Andrés Iniesta e Carles Puyol, além de Cesc Fábregas, do Arsenal, também já viajaram ao país para dar apoio aos jovens jogadores do Uzbequistão. Com muito dinheiro e com a presença de craques em seu estádio, o Bunyodkor se transformou no principal time do país e entrou para o noticiário mundial graças às tentativas, sem sucesso, de contratar o camaronês Eto’o.

Apesar de não ter conseguido convencer o atacante da Inter de Milão, o clube tem em seu elenco dois brasileiros de sucesso no futebol mundial. Rivaldo é treinado por Felipão desde junho de 2008. O treinador campeão mundial de 2002 recebe 16 milhões de euros anuais, salário que o garante como o técnico mais bem pago do mundo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host