UOL Esporte Futebol
 
22/12/2009 - 07h00

Messi é absoluto entre países da Copa do Mundo; Kaká seria superado por Drogba

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Na votação da Fifa pelos capitães e treinadores das seleções, o argentino Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo seguido do português Cristiano Ronaldo, dos espanhóis Iniesta e Xavi, além do brasileiro Kaká. Mas se a eleição tivesse apenas representantes de países da próxima Copa do Mundo de 2010, o brasileiro seria apenas o sexto colocado, atrás do marfinense Didier Drogba.

VEJA COMO SERIA A ELEIÇÃO DA FIFA APENAS COM VOTOS DE PAÍSES DA COPA

Jogador Time Pts
1. Messi (ARG) Barcelona (ESP) 212
2. C. Ronaldo (POR) Real Madrid (ESP) 69
3. Xavi (ESP) Barcelona (ESP) 57
4. Iniesta (ESP) Barcelona (ESP) 37
5. Drogba (CMA) Chelsea (ING) 34
6. Kaká (BRA) Real Madrid (ESP) 27
7. F. Torres (ESP) Liverpool (ING) 23
8. Eto'o (CAM) Inter de Milão (ITA) 14
9. Gerrard (ING) Liverpool (ING) 9
10. Essien (GAN) Chelsea (ING) 6

Entre as 32 seleções que disputarão o próximo mundial na África do Sul, apenas Coreia do Norte, Eslováquia e Nigéria não tiveram votantes. O Paraguai teve apenas o seu treinador, Gerardo Martino, participando da votação. Já o treinador Vahid Halihodzic, da Costa do Marfim, não teve a sua segunda escolha aceita por indicar um jogador de sua seleção.

Curiosamente, Didier Drogba estaria à frente de Kaká com a ajuda do técnico brasileiro Dunga, que em sua escolha apontou o espanhol Fernando Torres, o inglês Frank Lampard. Além de Dunga, o capitão da seleção brasileira, o zagueiro Lúcio, também contribuiria para Drogba superar Kaká, tendo votado no marfinense como sua primeira opção, além do camaronês Samuel Eto'o e do sueco Zlatan Ibrahimovic.

A eleição de melhor do mundo da Fifa tem a pontuação dos jogadores a partir da ordem de cada voto. A primeira opção escolhida recebe peso cinco, já a segunda opção equivale a três pontos, enquanto o terceiro jogador votado recebe o equivalente a apenas um ponto.

Contando somente os representantes de país que estarão na Copa do Mundo, foram 17 jogadores votados e o argentino Lionel Messi teve mais que o triplo da pontuação do segundo colocado, o português Cristiano Ronaldo. Enquanto o argentino recebeu 212 pontos, o português que tentava vencer pelo segundo ano consecutivo teve 69.

Kaká foi escolhido como o melhor jogador do mundo por apenas um votante entre as 32 seleções, o brasileiro Carlos Alberto Parreira, técnico da seleção da África do Sul. Outros que também foram escolhidos além de Messi e Cristiano Ronaldo foram os espanhóis Andrés Iniesta, Fernando Torres e Xavi, o marfinense Didier Drogba, o camaronês Samuel Eto’o e o ganes Michael Essien.

No geral da eleição, o único jogador brasileiro a receber votos além de Kaká foi o meia Diego, da Juventus. Ele foi votado por Chiang Ming-Han, capitão da seleção de Taiwan como melhor do mundo e também recebeu voto do técnico taiwanês Chang Wu-Yeh como segundo melhor jogador.

Outros jogadores que receberam votos para melhor do mundo foram os ingleses John Terry, Steven Gerrard e Wayne Rooney, os espanhóis Carles Puyol, David Villa e Iker Casillas, o alemão Michael Ballack e o italiano Gianluigi Buffon.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host