UOL Esporte Futebol
 
04/01/2010 - 07h00

Grêmio inicia 2010 com novas opções ofensivas

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre (RS)
  • Jonas permanece, mas titularidade não está garantida

    Jonas permanece, mas titularidade não está garantida

O Grêmio marcou 67 gols durante o último Campeonato Brasileiro, uma média de 1,76 gols por partida. No ano todo a rede balançou 126 vezes. Número considerável, porém inferior aos 156 do Internacional. Entretanto na única ocasião que enfrentaram exatamente os mesmos clubes, a vantagem foi gremista. No Brasileirão o Inter marcou 2 gols a menos. Mesmo assim, o setor ofensivo tem o maior número de modificações no grupo do Grêmio. Independente da permanência ou não de Maxi López, é correto afirmar que o ataque em 2010 será completamente novo.

Goleador do time no último campeonato nacional com 14 gols, Jonas permanece no elenco. Porém sua titularidade, que não foi constante já em 2009, está cada vez mais em risco. Borges e Leandro serão apresentados oficialmente entre hoje e amanhã e chegam com status de craques. “Temos de ter opções para o ataque. Um grupo vencedor se faz com bons jogadores para quando for necessário trocar não se perca em qualidade” destaca o assessor de futebol Luís Onofre Meira.

Maxi López segue sendo o maior ponto de interrogação tricolor. O clube afirma ter depositado R$ 3,5 milhões de reais referente à compra dos direitos de atleta junto ao FC Moscou. A imprensa italiana destaca uma necessidade de retorno do jogador por força do clube russo. “Não sabemos de nada. Temos, inclusive, um documento do próprio Moscou que se não exercêssemos o direito de compra, ele deveria se apresentar dia 14 de janeiro na Rússia“, disse Meira ao UOL Esportes. O Grêmio pode recorrer a corte da FIFA para fazer valer o depósito e permanecer com o argentino que não esconde o desejo de se transferir para a Lazio.

OPÇÕES PARA O ATAQUE

2009 Maxi Lopez, Herrera, Jonas, Perea, Roberson, Rafael Martins, Richard Morales, Alex Mineiro e Reinaldo
2010 Maxi Lopez (?) , Jonas, Borges, Leandro, Roberson, William, Ricardo, Douglas Costa e Hugo

Independente da situação de Maxi, William, do Avaí, foi contratado por empréstimo de um ano e deve ser anunciado oficialmente hoje à tarde. Unem-se às opções ofensivas, Roberson, que é oriundo das categorias de base, e Ricardo, contratado em 2009 do Londrina. Douglas Costa e Souza também já atuaram mais próximos ao centroavante e Hugo, que também será apresentado nesta semana, é outra alternativa.

O primeiro treinamento de 2010 deve ocorrer somente na quarta-feira, já que o grupo de jogadores se reapresenta amanhã e realiza exames de rotina. Hoje a tarde a promessa da direção é de apresentar três reforços. Especula-se que sejam Maurício, Ferdinando e Henrique. Amanhã o pacote se completa com outros três atletas que passaram pelo São Paulo: Borges, Hugo e Leandro. Um lateral direito segue nos planos para encerrar as contratações do primeiro semestre.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host