UOL Esporte Futebol
 
05/01/2010 - 13h44

A pedido de Luxa, Atlético terá Wagner Tardelli como instrutor de arbitragem

Bernardo Lacerda
Em Vespasiano (MG)
  • Luxa diz que ex-árbitro orientará atletas sobre as regras do futebol

    Luxa diz que ex-árbitro orientará atletas sobre as regras do futebol

Além do ex-volante Freddy Rincón, que fará parte de sua comissão técnica, Vanderlei Luxemburgo anunciou outra novidade durante a reapresentação do Atlético-MG nesta terça-feira. O ex-árbitro Wagner Tardelli será uma espécie de instrutor de arbitragem da equipe mineira durante a temporada.

Segundo o treinador atleticano, a intenção é que Wagner Tardelli oriente os jogadores sobre as regras de futebol e o código disciplinar do futebol brasileiro. "Vamos ter um instrutor de arbitragem. Sempre achei que era muito importante ter um árbitro na comissão técnica. Agora vamos fazer este trabalho inédito no Brasil", explicou Luxemburgo.

O trabalho do ex-árbitro, que estava em atividade até a temporada passada, será amplo no Atlético, desde o time infantil até o profissional. A intenção de Luxemburgo é evitar que os atletas sejam punidos e expulsos por desconhecerem as regras de futebol.

"Quantas vezes você vê o jogador sendo punido por não saber a regra. A ideia nossa é dar instrução, dicas para os atletas. Por exemplo, no caso do impedimento, o Wagner Tardelli vai explicar para o atacante porque ele está ficando impedido, onde precisa se posicionar. Na defesa vai mostrar onde está errando na linha de impedimento. Vai ser um trabalho importante e inédito no Brasil", afirmou Luxemburgo.

Wagner Tardelli aposentou-se no ano passado justamente em um jogo do Atlético, contra o Corinthians, no Mineirão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O time mineiro foi derrotado por 3 a 0, e o técnico Celso Roth foi demitido pela diretoria atleticana.

"Nossa ideia não é deixar os juizes do nosso lado, não é ser beneficiado por o Wagner Tardelli estar aqui e, sim, instruir os jogadores, passar sobre o código disciplinar que é rigoroso, para evitar que os jogadores prejudiquem o time, que paga o salário deles por desconhecer", observou Luxemburgo.

Além dos auxiliares Rincón e Nei Pandolfo, e do ex-árbitro Wagner Tardelli, a comissão técnica de Luxemburgo conta com o preparador físico Antônio Melo, o fisiologista Cláudio Pavanelli, o treinador de goleiros Eduardo Bahia, o cinegrafista Alexandre Ceolim e a nutricionista Patrícia Teixeira.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host