UOL Esporte Futebol
 
05/01/2010 - 12h02

Colombiano Rincón integra a comissão técnica de Luxemburgo no Atlético

Bernardo Lacerda
Em Belo Horizonte
  • Fredy Rincón vai trabalhar como assistente técnico de Luxemburgo

    Fredy Rincón vai trabalhar como assistente técnico de Luxemburgo

A “era Luxemburgo” no Atlético-MG começou efetivamente, na manhã desta terça-feira, com a reapresentação do elenco para o início da pré-temporada e com o anúncio de uma contratação, mas para reforçar a comissão técnica. O ex-volante colombiano Rincón foi anunciado como auxiliar do novo treinador atleticano.

Freddy Eusébio Rincón Valência, de 42 anos, que comandou o time sub 20 do Corinthians no Campeonato Brasileiro da categoria, realizado no Rio Grande do Sul, em dezembro, já trabalhou como jogador com Vanderlei Luxemburgo. “Eu trouxe o Rincón porque era um jogador como as características que eu quero trabalhar no Atlético”, justificou o treinador.

Segundo ele, juntamente com o meia Alex, que joga atualmente no Fenerbahce, Rincón foi o jogador “mais prático” com o qual trabalhou. “Ele sempre estava cobrando, conversando comigo sobre táticas”, observou Luxemburgo.

Apesar disso, o novo técnico atleticano revelou que o ex-jogador colombiano não era a sua primeira opção. Ele tentou trazer o filho do veterano treinador Antônio Lopes, Antônio Lopes dos Santos Júnior, mais conhecido como Júnior Lopes.

“Eu ia trazer o Antônio Lopes dos Júnior, mas ele optou por ficar com o seu pai, que renovou contrato com o Atlético-PR, então, dentro das condições financeiras e sem onerar o orçamento da comissão técnica eu trouxe o Rincón. Então, mantive o que havia sido definido com a diretoria sobre orçamento”, destacou.

Rincón já defendeu clubes como Palmeiras, Corinthians, Santos e Cruzeiro, no futebol brasileiro, além de equipes como Napoli (Itália) e Real Madri (Espanha). Ele defendeu a Colômbia em três edições da Copa do Mundo, em 1990, 94 e 98.

Como jogador, Rincón conquistou títulos importantes como três vezes campeão brasileiro, uma pelo Palmeiras, em 1994, e duas pelo Corinthians, em 98 e 99, além de ter sido também campeão do mundial interclubes pelo Corinthians, em 2000.

Luxemburgo lembrou que Rincón já havia iniciado a sua carreira de treinador. “Ele vinha trabalhando no Corinthians”, comentou o técnico atleticano, ressaltando, no entanto, que o que mais pesou foi o fato de como jogador ele ter um “perfil vencedor”. “O Rincón está acostumado a ganhar título e vai se encaixar no trabalho que pretende implantar no Atlético”, enfatizou.

Com a contratação de Rincón como assistente, a comissão técnica do Atlético-MG ficou assim constituída: auxiliar Nei Pandolfo, assistente Fredy Rincón, preparador físico Antônio Mello, preparador de goleiros Eduardo Andrade, fisiologista Claudio Pavanelli, cinegrafista Alexandre Ceolin, instrutor de arbitragem Wagner Tardelli e nutricionista Patrícia Teixeira.
 


 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host