UOL Esporte Futebol
 
05/01/2010 - 09h40

De cara nova, Grêmio se reapresenta com promessa de títulos em 2010

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

O ano de 2009 não foi bom para o Grêmio. Nenhum título foi conquistado, e a vaga para a Libertadores da América também não veio. Mesmo sendo terceiro colocado no Campeonato Gaúcho, quarto na Libertadores e oitavo no Brasileiro, a direção não considerou a temporada ruim.

OS DIFERENTES GRÊMIOS

JANEIRO DE 2009

Goleiros
Alessandro, Marcelo Grohe, Matheus Cavichioli, Victor
Zagueiros
Fabio Ferreira, Heverton, Léo, Rafael Marques, Rever, Thiego
Laterais
Fábio Santos, Helder, Jadílson, Ruy, Wellington
Volantes
Adilson, Diogo, Julio Cesar, Makelele, Paulinho, Willian Magrão
Meias
Tcheco, Isael, Mithyuê, Orteman, Souza
Atacantes
Alex Mineiro, Rafael Martins, Perea, Jonas, Reinaldo, Morales, Roberson
JANEIRO DE 2010

Goleiros
Alessandro, Marcelo Grohe, Busatto, Victor
Zagueiros
Maurício, Neuton, Saimon, Rafael Marques, Rever, Mário Fernandez
Laterais
Fábio Santos, Bruno Colaço, Lúcio
Volantes
Adilson, Túlio, Henrique, Ferdinando, Fábio Rochemback, Willian Magrão, Maylson
Meias
Douglas Costa, Hugo, Mithyuê, Souza, Bérgson, Pessali
Atacantes
Ricardo, Leandro, William, Jonas, Borges, Roberson

“O ano foi de médio para bom, apesar dos problemas que tivemos fomos até as semifinais da competição mais importante do continente”, afirmou o assessor de futebol Luis Onofre Meira. Nesta terça-feira ocorre a reapresentação, com um grupo completamente reformulado e a promessa de títulos em 2010.

Alguns reforços já foram apresentados, Hugo, Henrique e Ferdinando e 4 ainda serão: Borges, William, Maurício e Leandro. Por outro lado, Maxi Lopez informou a direção que não permanece. Léo teve de ser cedido ao Palmeiras para sanar uma antiga dívida. Perea e Herrera não estão nos planos e Tcheco foi para o Corinthians. Muitas idas e vindas ocorreram durante a temporada 2009, por isso, em comparação com o início da temporada anterior, somente 12 caras são as mesmas.

As novidades não ficam somente dentro de campo, a comissão técnica também foi completamente reformulada. Silas Pereira foi contratado junto ao Avaí para ser o treinador, logo, Marcelo Rospide, que acabou o ano no comando do time, volta a ser auxiliar. Paulo Paixão voltou da Rússia e recebeu o comando da preparação física, tendo seu filho, Anderson Paixão, como primeiro assistente.

Na direção de futebol também ocorreram mudanças. No princípio de 2009 quem estava à frente do departamento de Futebol era André Krieger, que deixou o cargo ao final da Libertadores com o comando sendo herdado por Luís Onofre Meira. Em 2010, Meira recebe a parceria de Alberto Guerra e Mauro Galvão deu lugar a Cícero de Souza no cargo de diretor executivo.

Da equipe campeã brasileira sub-20, o goleiro Busatto, os meias Pessali e Bérgson além do zagueiro Saimon devem ser aproveitados na equipe principal. Para evitar gastos excessivos, o grupo será formado por 17 jogadores experientes e os demais oriundos das categorias inferiores.

A pré temporada do Grêmio inicia dia 6 em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e se estende até o dia 16, véspera da estréia no Campeonato Gaúcho contra o Pelotas no estádio Boca do Lobo. O título estadual não é conquistado desde 2007. Na Copa do Brasil o primeiro adversário é o Araguaia do Mato Grosso,dia 10 de fevereiro, em Rondonópolis. Maior vencedor do torneio na história, o caneco foi levantado pela última vez em 2001. Por ser o caminho mais curto para a Libertadores, a Copa do Brasil é a prioridade no primeiro semestre gremista

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host