Volante Sandro em treino do Internacional. Jogador segue indefinido para o clube gaúcho em 2010
O Internacional embarca no final da tarde desta terça para a pré-temporada na cidade serrana de Bento Gonçalves, onde o rival Grêmio também irá fazer seus treinamentos. No ônibus colorado, vão a base do grupo que terminou o Brasileirão em segundo lugar, quatro reforços e algumas incertezas quanto a saídas e contratações de jogadores.
O clube manteve nomes de destaque da temporada de 2009, como o lateral-esquerdo Kléber, o volante Guiñazu e o meia Giuliano, uma das revelações do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, trabalha pela permanência do volante Sandro, com propostas do Tottenham, da Inglaterra. Na segunda, o jogador foi proibido pela diretoria de dar entrevistas, e mesmo com a possibilidade de que Sandro vá mesmo para o futebol inglês, o presidente Vitorio Piffero declarou: “O Sandro jogará a Libertadores até o final da nossa participação”.
Quatro reforços já chegaram no Beira-Rio, mas nenhum até agora é o “espetacular” prometido pelo vice de futebol, Fernando Carvalho. Na segunda, o Inter apresentou o meia Thiago Humberto, 24 anos, que chegou do Barueri prometendo atuar em diferentes posições do meio-campo. "Jogo como segundo homem da frente mas também posso atuar mais atrás. Estou à disposição do Fossati para o que ele precisar", afirmou. Nei e Bruno Silva foram contratados para a lateral-direita.
O volante Wilson Mathias está no Beira-Rio mas ainda não foi apresentado oficialmente pela direção, devido à falta de um documento vindo do México. Aos 26 anos, o jogador chega com a credencial de ter sido eleito o melhor da posição no futebol mexicano em 2009. Mas apesar de Mathias ter sido apontado por Fernando Carvalho como o nome de peso da temporada, a torcida ainda espera a chegada de um atacante, que poderia ser Rafael Sóbis, herói da conquista da Libertadores em 2006.
Enquanto o reforço não vem, o ataque deve ser formado por Edu e Alecsandro. Contestado pela torcida, Alecsandro tem a seu favor os 28 gols marcados na temporada passada, que o tornaram o artilheiro colorado de 2009. A expectiva quanto a Edu é de que ele melhore seu desempenho ao fazer uma boa preparação física em Bento Gonçalves. Correm por fora Taison, de bom primeiro semestre ano passado, e a revelação Marquinhos.
Se no ataque o time ainda espera por reforços, na defesa parece não haver mais espaço. Os zagueiros Bolívar, Índio e Fabiano Eller são nomes de peso na defesa colorada, que tem outro candidato forte: Sorondo, compatriota de Fossati, não teve boas atuações no ano passado, mas vê suas chances aumentarem com o novo treinador.
Os jogadores passam a terça-feira fazendo exames médicos e físicos e no final da tarde embarcam para Bento Gonçalves. O retorno da delegação para Porto Alegre está programado para o dia 19 de janeiro. Antes, no dia 17, a equipe B do Internacional estreia no Campeonato Gaúcho, enfrentando o Ypiranga de Erechim no Beira-Rio. Com as atenções voltadas à Libertadores, que começa no dia 23 de fevereiro para os colorados, será o Inter B que disputará as primeiras partidas do estadual.
O Inter deve começar a pré-temporada com o seguinte elenco:
Goleiros: Lauro, Muriel, Rafael Copetti e William (Agenor será o titular do Inter B).
Zagueiros: Índio, Bolívar, Sorondo e Fabiano Eller.
Laterais: Bruno Silva, Nei, Danilo Silva, Arilton, Kléber e Ramón.
Volantes: Sandro, Guiñazu, Maycon e Wilson Mathias.
Meias: Giuliano, D’Alessandro, Thiago Humberto e Andrezinho.
Atacantes: Edu, Alecsandro, Marquinhos, Taison, Talles Cunha e Marinho.
O treinador Jorge Fossati irá trabalhar com dois auxiliares técnicos: Leonardo Martins e Juan Jacinto Rodriguez. O preparador físico Alejandro Valenzuela assume a preparação da equipe, e a coordenação da preparação física ficará com Fábio Mahseredjian e Élio Carravetta.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas